O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Estamos de cara nova! A partir do número 16(1), a EENCI estará disponível apenas na plataforma OJS (Open Journal Systems). Acesse: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/index

Mais...

Última Edição

Volume 15, Número 3

Dezembro de 2020


 

Editorial:

A transformação é possível, se quisermos, mas se efetiva através do trabalho. 2020 se encerra como um dos anos mais inusitados e difíceis para esta geração de professores, mas a capacidade de adaptação e comprometimento com o ensino das Ciências Naturais se revela fortemente.  Este número da EENCI é muito rico pois reflete o trabalho que está sendo desenvolvido pelo país afora que está transformando aos poucos a educação científica brasileira. É um número inspirador pela diversidade de temas. Não devemos nos intimidar diante das dificuldades, mas buscar um distanciamento para olhar por um outro ângulo, observar o que está acontecendo para conseguir uma solução melhor. Com a leitura dos artigos deste número, temos essa perspectiva.


OS ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO PROCESSO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS

Case studies in science education and self-efficacy beliefs instruction in student motivational process

Palavras chaves:

Autoeficácia, Motivação, Estudos de Caso.

Keywords:

Self-efficacy, Motivation, Case Studies.

Autores: Ana Carla Borges Brito, Jonathan Barros Silva e Julio Cesar Castilho Razera
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 17 | 1265 acessos

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MÉDIA POR ALUNO NO ENEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS...

Analysis of the relationship between average by student in ENEM and science teaching in public institutions of high school in the city of Belém - Pará

Palavras chaves: Exames em larga escala, sistema de cotas, ensino de ciencias, PCN, ENEM
Keywords: Large-scale examinations, quota system, science teaching, PCN, ENEM.
Autores: M. F. Sousa, R.J.M.Cardoso, P.L.M.Rodrigues e Silvana Perez
Resumo | Texto em PDF | pp 18 - 30 | 626 acessos

PROPONDO APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E LUDWICK FLECK PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS DE ENSINO

Proposing approaches between Paulo Freire and Ludwick Fleck for content selection and teaching objectives

Palavras chaves: Ensino; Ludwick Fleck; Paulo Freire.
Keywords: Ludwick Fleck; Paulo Freire; Teaching.
Autores: Fábio Gabriel Nascibem
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 44 | 408 acessos

EXPERIMENTO: CONFECCIONANDO E VERIFICANDO QUE A CURVA CICLÓIDE APRESENTA O MENOR TEMPO ENTRE DOIS PONTOS DESNIVELADOS

Experiment: making and verifying that the cycloid curve has the shortest time between two uneven points

Palavras chaves:

Menor tempo, Ciclóide, Experimento.

Keywords:

Shortest time, Cycloid, Experiment.

Autores: Vanessa Torres e M. Gomes da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 45 - 58 | 379 acessos

DA COR PÚRPURA AO BLUE-JEANS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

From the purple color to the blue-jeans: a Historical approach to Science in the Multifunctional Resource Rooms 

Palavras chaves:

Ensino de Ciências; História da Ciência; Mauveína; Salas de Recursos Multifuncionais; Corante púrpura.

Keywords:

Science teaching; History of Science; Mauveine; Multifunctional Resource Rooms; Purple dye.

Autores: Tatiane Larissa da Silva Farias e Ourides Santin Filho
Resumo | Texto em PDF | pp 59 - 89 | 312 acessos

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA...

Scientific literacy in the early years of fundamental education: a teaching sequence with the theme food conservation

Palavras chaves:

Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Sequência Didática.

Keywords:

Scientific Literacy; Elementary School; Didactic Sequence.

Autores: Bárbara Scola Rodrigues, Matheus Ireno da Silva, Amanda Cristina Teagno Lopes Marques e Pedro Miranda Junior
Resumo | Texto em PDF | pp 90 - 107 | 814 acessos

DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE DIAGRAMAS SOBRE MEIOSE QUE AUXILIA AVALIAR...

Development of a method for analysis of meiosis diagrams to help evaluating misunderstandings about cell division

Palavras chaves:

Aprendizagem de genética, diagramas de meiose, cromossomos, ploidia, licenciandos

Keywords:

genetics learning, meiosis diagrams, chromosomes, ploidy, licentiate students.

Autores: Luis Fonseca Guerra, Rafaella Cardoso Ribeiro, Marina de Lima Tavares e Adlane Vilas-Boas
Resumo | Texto em PDF | pp 108 - 123 | 241 acessos

A MÚSICA CONTROVERSA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA...

Controversial music as an instrument of scientific and technological literacy: an archetype of learning object in science teaching

Palavras chaves:

Música controversa; Objeto de Aprendizagem; Alfabetização científico-tecnológica.

Keywords:

Controversial music; Learning Object; Scientific-technological literacy.

Autores: Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Resumo | Texto em PDF | pp 124 - 145 | 212 acessos

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO...

Student perceptions Concerning the Construction of Scientific Knowledge througt Tangran

Palavras chaves:

Ensino de Química; Natureza da Ciência; Perspectiva Kuhniana; Tangram

Keywords:

Chemistry teaching; Nature of Science; Kuhnian Perspective; Tangram.

Autores: Drielle Caroline Castilho e Irinea de Lourdes Batista
Resumo | Texto em PDF | pp 146 - 165 | 353 acessos

UM ESTUDO SOBRE INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS...

A study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school

Palavras chaves:

Modelagem Científica; Episódios de Modelagem; Ensino Médio; Pêndulos; Geradores Elétricos.

Keywords:

Scientific Modeling; Modeling Episodes; High school; Pendulums; Electric Generators.

Autores: Camila Brito Collares da Silva, Pedro Fernando Teixeira Dorneles e Leonardo Albuquerque Heidemann
Resumo | Texto em PDF | pp 166 - 187 | 389 acessos

O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA E UM SUCINTO RESGATE DE SUA HISTÓRIA: IMPLICAÇÕES...

The International Year of the Periodic Table and a short rescue of its history: implications for scientific education through scientific dissemination

Palavras chaves:

Tabela Periódica; Mendeleev; História da Ciência; Divulgação Científica.

Keywords:

Periodic Table; Mendeleev; History of Science; Scientific Dissemination.

Autores: Cristina Spolti Lorenzetti, Felipe Damasio e Anabel Raicik
Resumo | Texto em PDF | pp 188 - 203 | 186 acessos

RESSIGNIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA ...

Ressignification and application of a teaching-learning sequence from the perspective of the integrated constructive approach through a collaborative teaching training process

Palavras chaves:

Abordagem Construtivista Integrada; Processo formativo; Sequencias de Ensino-Aprendizagem.

Keywords:

Integrated Constructivist Approach; Formative process; Teaching-Learning Sequences.

Autores: Dayane Guimaraes Silva, Ricardo Ferreira das Neves e Helaine Sivini Ferreira
Resumo | Texto em PDF | pp 204 - 230 | 177 acessos

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM-PA

Teaching games in biology teaching in EJA in public schools in Santarém-PA

Palavras chaves: Jogos; Ludicidade; Metodologia de Ensino.
Keywords: Games; Playfulness; Teaching Methodology
Autores: Soraia Baia dos Santos, Marcia Mourão Ramos Azevedo, Inarianny Alise Pedroso Cavalcante, Adriane Xavier Hager
Resumo | Texto em PDF | pp 231 - 246 | 395 acessos

O ENSINO DE FÍSICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO...

Physics teaching and meaningful learning: an experimental kit with Arduino for free fall teaching

Palavras chaves:

Ensino de Fisica, kit experimental, Arduino, aprendizagem significativa.

Keywords:

Arduino, free fall, Physics Education.

Autores: Weimar Silva Castilho, Denise Lima Oliveira e Marco Vinicius Gomes Dutra
Resumo | Texto em PDF | pp 247 - 262 | 281 acessos

UM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

A Pedagogical Role-Playing Game (RPG) for Astronomy Teaching

Palavras chaves:

RPG; Ensino de Física; Jogos Didáticos

Keywords:

RPG; Physics Teaching; Didátic Games

Autores: Felipe Rodrigues Perche Mahlow, Rosa Maria Fernandes Scalvi, Marcelo Fernandes Scalvi e Gabriel Guimarães Ferreira Ramos
Resumo | Texto em PDF | pp 263 - 283 | 202 acessos

PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RÁDIO...

Science and Technology Teaching Proposal for 9th Grade Students: Homemade Radio and Solar Panel

Palavras chaves:

C&T. 3MP. Rádio FM. Painel Solar. Experimentos e Softwares.

Keywords:

S&T. 3PM. FM Radio. Solar Panel. Experiments and Softwares.

Autores:

Vivaldo Júnior Progênio Dias, Elielson Pinto Gama, Jordan Del Nero, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior 

Resumo | Texto em PDF | pp 284 - 302 | 229 acessos

FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CÁLCULO NUMÉRICO

Diagnostic assessment framework for numerical methods

Palavras chaves:

Avaliação Diagnóstica, Framework, Cálculo Numérico.

Keywords:

Diagnostic Assesssment, Framework, Numerical Methods.

Autores:

Jean Piton-Gonçalves e Marcus Vinicius de Araujo Lima 

Resumo | Texto em PDF | pp 303 - 317 | 52 acessos

AJUDANDO A ELUCIDAR O SIGNIFICADO FÍSICO-MATEMÁTICO DE INTEGRAIS PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA...

Helping to Elucidate the Physical and Mathematical Meaning of Integrals for Engineering Students in a Short Course with the Help of Statements
Palavras chaves:

interpretação geométrica de integrais, integrais na física, interpretação textual de integrais.

Keywords: geometric interpretation of integrals, integrals in physics, textual interpretation of integrals
Autores: Lucio Angelo Vidal, Cristiano Rocha da Cunha e Andreia da Silva Tavares
Resumo | Texto em PDF | pp 318 - 332 | 268 acessos

ANÁLISE DOS REGISTROS ESCRITOS E DESENHOS POR MEIO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Analysis of written records and drawings using the Scientific Literacy Indicators

Palavras chaves:

Formação de professores; Alfabetização científica; Ensino Fundamental I

Keywords:

Teacher training; Scientific literacy; Elementary Education I

Autores:

Juliana de Oliveira Silva, Nathália Virginia Santos de Menezes, Viviane Briccia e Miríades Augusto da Silva

Resumo | Texto em PDF | pp 333 - 351 | 142 acessos

LITERATURA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ATIVIDADES PARA GERAR REFLEXÃO COM CRIANÇAS DA CRECHE

Literature and socio-scientific issues: activities to generate reflection with daycare children
Palavras chaves:

Educação infantil, literatura infantil, questões sociocientíficas.

Keywords: Early childhood education, children literature; socio-scientific issues.
Autores: Adriana Maria de Oliveira Rodrigues Melo, Stefannie Dusek de Novaes Wernek e Maria Cristina do Amaral Moreira
Resumo | Texto em PDF | pp 352 - 364 | 87 acessos

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

A Historical Approach of Science through Learning Projects
Palavras chaves:

Projetos de Aprendizagem; História da Ciência; Ensino de Ciências.

Keywords: Learning Projects; History of Science; Science Teaching
Autores: Thais Campos de Oliveira Freitas, Isabel Cristina de Siqueira, Domingos Savio de Aquino Fortes, Marco Antonio Carvalho Pereira, Carlos Alberto Moreira dos Santos e Mariana Aranha de Souza
Resumo | Texto em PDF | pp 365 - 374 | 136 acessos

TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ...

Traveling paths for natural Science teachings in youth and adult education from a generator theme

Palavras chaves:

Investigação Temática; EJA; Ciências da Natureza

Keywords:

Thematic research; EJA; Natural Sciences

Autores:

Renata Deli da Rosa Ribeiro, Josiane Marques da Silva, Diuliana Nadalon Pereira, Sabrina Gonçalves Marques e Cristiane Muenchen

Resumo | Texto em PDF | pp 375 - 387 | 119 acessos

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA À DISTÂNCIA: A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

Continuing and distance education of physics teachers: the science epistemology

Palavras chaves:

Formação continuada; educação à distância; epistemologia da ciência.

Keywords:

Continuing education; distance learning; science epistemology.

Autores:

Francisco Alexandre de Oliveira Feitosa e Afrânio de Araújo Coelho

Resumo | Texto em PDF | pp 388 - 396 | 79 acessos

INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE ALUNO E TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ...

Influence of social interactions between student and tutor on the teaching-learning process of a collaborative activity carried out in a non-formal space

Palavras chaves:

ensino de ciências; espaço não formal; tutoria

Keywords:

science teaching; non-formal space; tutoring

Autores:

Daniel Victor Lima de Souza, Pamela Pereira Nunes, Renato Henriques de Souza e Thierry Ray Jehlen Gasnier 

Resumo | Texto em PDF | pp 397 - 409 | 75 acessos

RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE MICRORGANISMOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS ...

Reframing of concepts about microorganisms through concept maps in high school students

Palavras chaves:

Aprendizagem Significativa. Ensino de Microbiologia. Mapas Conceituais

Keywords:

Meaningful Learning. Teaching of Microbiology. Conceptual Maps. 

Autores:

Paloma Nathane Nunes de Freitas, José Fabiano Costa Justus, Sônia Alvim Veiga Pileggi e Marcos Pileggi

Resumo | Texto em PDF | pp 410 - 430 | 150 acessos

ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ATRAVÉS DO TEATRO ...

Approach to sexually transmitted infections through the theater for high school EJA students

Palavras chaves:

Educação em Saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Teatro na Escola

Keywords:

Health Education; Sexually Transmitted Infections; Theater at School.

Autores:

Athyla Caetano, Regisson da Silva, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Glaziéla Vieira Frederich, Sidnei Quezada Meireles Leite e Caroline Azevedo Rosa 

Resumo | Texto em PDF | pp 431 - 441 | 76 acessos

A ARTE MUSICAL COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO CIENTÍFICO DOS SISTEMAS GENITAIS

Musical Art as an Active Methodology in the Scientific Education of Genital Systems

Palavras chaves:

Ensino de ciências. Educação sexual. Paródias

Keywords:

Science teaching. Sex education. Parodies.

Autores:

Francisco Denilson Rodrigues Gomes, Fabrício Bonfim Sudério e Francisco Nunes de Sousa Moura 

Resumo | Texto em PDF | pp 442 - 454 | 65 acessos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA DIVERSIDADE DOS CRUSTÁCEOS: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO...

Practical classes in Education of Crustace Diversity: A Contribution to Scientific Braining in Basic Education

Palavras chaves:

Aprendizagem Significativa; Ensino de Zoologia; Aulas de Campo

Keywords:

Meaningful learning; Zoology teaching; field classes.  

Autores:

Eliandra Araújo Souza e Joeliza Nunes Araújo

Resumo | Texto em PDF | pp 455 - 471 | 111 acessos

INTERDISCIPLINARIDADE: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO EM  SOBRE SUSTENTABILIDADE

Interdisciplinarity: experience with middle school students on sustainability

Palavras chaves:

Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Modelagem em Ciências e Matemática

Keywords:

Sustainability; Interdisciplinarity; Modeling in Science and Mathematics

Autores: Cassiano Scott Puhl, Luiz Alberto Lorenzi Filho, Juliana Lopes Froehlich, Isabel Cristina Machado de Lara e Marcelo Amaral-Rosa
Resumo | Texto em PDF | pp 472 - 486 | 113 acessos

ENSINO DE ECOLOGIA NA PESPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Teaching ecology in the perspective of Historical - Critical Pedagogy: a report of experience in basic education
Palavras chaves:

Unidade didática; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de ciências; Formação de professores.

Keywords: Didactic unit; Historical-Critical Pedagogy; Science teaching; Teacher training
Autores: Lucas Martins de Avelar, Adrielly Rodrigues Alves, Larissa de Mello Evangelista e Rones de Deus Paranhos
Resumo | Texto em PDF | pp 487 - 502 | 175 acessos

A ORIGEM DA VIDA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

The origin of life through experimentation as a didactic instrument in science teaching
Palavras chaves:

Investigação; Aprendizagem; Método Científico; Teoria e Prática.

Keywords: Research; Learning; Scientific Method; Theory and practice.
Autores: Darlize Deglan Borges Beulck Bender, Luana Ehle Joras, Vanessa Candito e Maria Rosa Chitolina Schetinger
Resumo | Texto em PDF | pp 503 - 516 | 155 acessos

INTERFACES ENTRE O MÉTODO DE ESTUDO DE CASOS E A ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA

Interfaces between the case study method and the investigative experimental approach
Palavras chaves:

Estudo de casos; Atividades experimentais investigativas; Alfabetização científica; Ensino de química.

Keywords: Case study; Investigative experimental activities; Scientific literacy; Chemistry teaching.
Autores: Lucas Cesar da Silva e Jane Raquel Silva de Oliveira
Resumo | Texto em PDF | pp 517 - 532 | 83 acessos

O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

The Potential of Open Spaces for Teaching Chemistry: a Proposal for Experimentation with an Interdisciplinary Approach
Palavras chaves:

Aula na praia; Análise de água; Experimentação Investigativa: Espaços não Formais de Educação.

Keywords: class on the beach, water analyzes, investigative experiments, non-formal learning space
Autores: Paula Macedo Lessa dos Santos, Carla Marcia Alvarenga da Silva, Cintia Teles Siqueira, Debora Fiame Alves, Nadila Maria Correa da Cunha Esteves Alves e Antonio Carlos de Oliveira Guerra
Resumo | Texto em PDF | pp 533 - 548 | 100 acessos

REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE CROMATOGRAFIA DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO...

Restructuring the Chromatography Discipline of a Technical Course in Chemistry from extending the Number of Experimental Classes
Palavras chaves:

Ensino Profissionalizante; modelo tecnicista; aprendizagem significativa.

Keywords: Vocational education; technicist model; meaningful learning.
Autores: Ana Paula Fortunato Maciel, Marcus Vinicius da Silva Sales e Wagner da Silva Terra
Resumo | Texto em PDF | pp 549 - 579 | 58 acessos

JOGO DIDÁTICO DE CARTAS PARA REVISÕES CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Educational Card Game for Conceptual Revisions in the Teaching of Organic Chemistry
Palavras chaves:

Jogo didático; Ensino de Química; Formação cidadã.

Keywords: Educational game; Chemical Education; Citizenship education.
Autores: Edemar Benedetti Filho, Alexandre D. Martins Cavagis e Luzia Pires dos Santos Benedetti
Resumo | Texto em PDF | pp 580 - 590 | 136 acessos

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL BASEADA EM CONTEÚDOS SOBRE NATUREZA ELÉTRICA...

Construction and application of experimental teaching sequence based on contents on electrical nature of matter
Palavras chaves:

Ensino de Ciências, Sequência Didática, Natureza elétrica da matéria.

Keywords: Science teaching, Following teaching, Electric nature of matter.
Autores: Sabrina Nunes Sales, Joacy Batista de Lima, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Resumo | Texto em PDF | pp 591 - 609 | 128 acessos

INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO EM DA REGIÃO TOCANTINA(MA) SOBRE COVID-19

Influence of Social Media on the Perception of High School Students in the Tocantine Region of Maranhao about Pandemic Covid-19
Palavras chaves: Sars-Cov-2; fake news; Imperatriz/MA.
Keywords: Sars-Cov-2; fake news; Imperatriz/MA.
Autores: Renato Correia Lima e Vinícius Rocha da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 610 - 618 | 122 acessos