Volume 10, Número 3

Dezembro de 2015


ENSINAGEM COM PROJETOS: FERRAMENTA COMBINADA COM OUTRAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADA EM AULAS DE QUÍMICA BIOLÓGICA
Ensinagem with projects: tool combined with other teaching strategies used in biological chemistry class
Palavras chaves: Ensinagem, estratégias, ensino de química.
Keywords: Ensinagem, strategies, chemistry education.
Autores: João Rufino de Freitas Filho, Jucleiton J Rufino de Freitas, Juliano C Rufino Freitas, Ladjane Pereira da Silva R Freitas .
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 17 | 286 acessos

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
Perceptions of teachers of science and physical education about sex education in schools
Palavras chaves: educação sexual, educação em ciências, temas transversais, ensino fundamental.
Keywords: sex education, science education, cross-cutting themes, elementary school.
Autores: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira, Vanderlei Folmer.
Resumo | Texto em PDF | pp 18 - 30 | 169 acessos

PRÁTICA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA PLATAFORMA SIENA
Education practice and significant learning: using an electronic didactic sequence in the SIENA plataform
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa; Sequência Didática Eletrônica; Ecologia; SIENA; Lúdico.
Keywords: Meaningful learning; Electronic didactic sequence; Ecology; SIENA; Ludic.
Autores: Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes.
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 39 | 230 acessos

EL MODELO ATÓMICO Y LAS REPRESENTACIONES DE LOS ADOLESCENTES
The atomic model and the representations of adolescents
Palavras chaves: Representación, Comunicación, Recursos audiovisuales, Proyectos de Trabajo.
Keywords: Representation, Communication, Audiovisual resources, Work Projects.
Autores: Sonia Beatriz González, Consuelo Escudero.
Resumo | Texto em PDF | pp 40 - 50 | 75 acessos

ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA: UMA PROPOSTA DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Problematized experimental activity: a proposal for diversification of activities for science teaching
Palavras chaves: Atividade Experimental Problematizada, Ensino, Ciências.
Keywords: Problematized Experimental Activity, Education, Sciences.
Autores: André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Cláudio Del Pino.
Resumo | Texto em PDF | pp 51 - 65 | 292 acessos

O LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM MINICONGRESSO COM TEMAS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO
The Ludic in the Teaching of Physics: Establishment and Development of a Minicongress with Themes of Modern Physics in High School
Palavras chaves: Lúdico, Minicongresso, Física Moderna e Contemporânea, Ensino Médio.
Keywords:
Autores: Sérgio Silva Filgueira, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
Resumo | Texto em PDF | pp 66 - 93 | 152 acessos

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTEREOQUÍMICA CIS/TRANS A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E DO USO DE MODELAGEM MOLECULAR
A Proposal for Teaching Stereochemistry cis/trans from a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) and usage of molecular modeling
Palavras chaves: sequência didática, aprendizagem significativa, modelagem molecular, ensino de química, isomeria, aprendizagem significativa combinatória.
Keywords: didactical sequence, meaningful learning, molecular modeling, teaching chemistry, isomerism, combinatory meaningful learning.
Autores: Adriana de Farias Ramos, Agostinho Serrano.
Resumo | Texto em PDF | pp 94 - 106 | 78 acessos

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOCIÊNCIAS POR MEIO DE UM JOGO DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Evaluation of the teaching-learning process of Geosciences concepts guided by a game of problem-situations resolution
Palavras chaves: Jogo didático; Ensino; Bioestratigrafia.
Keywords: Didatic game; Teaching; Biostratigraphy
Autores: Juliane Marques-de-Souza, Adriana de Souza Trajano .
Resumo | Texto em PDF | pp 107 - 119 | 83 acessos

POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DE SE PENSAR AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA
Possibilities and difficulties of thinking classes with experimental activities: what think Physics teachers
Palavras chaves: Ensino de Física. Formação de Professores. Atividades Experimentais.
Keywords: Physics Teaching. Teacher Training. Experimental Activities.
Autores: Vitor Marques Pereira, Polônia Altoé Fusinato.
Resumo | Texto em PDF | pp 120 - 143 | 186 acessos