Volume 12, Número 7

Dezembro de 2017


 

Editorial:

Em busca de novas formas de ensinar Ciências no Nível Fundamental, diversos pesquisadores e professores da área têm lidado com novos instrumentos e tecnologias que ao mesmo tempo estejam mais próximos do dia-a-dia dos aprendizes e “falem a mesma língua” de crianças e jovens. Possivelmente o Facebook ou os celulares – em lugar de serem tidos como “vilões” da aprendizagem – podem se tornar verdadeiros aliados. O desafio é grande, mas, talvez, utilizando novas tecnologias, seja possível a aprendizagem de temas interessantes como astronomia e as imperfeições do corpo humanos ocorridas ao longo da evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


DA PESQUISA-AÇÃO À PESQUISA PARTICIPANTE: DISCUSSÕES A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDA NO FACEBOOK
From action-research to participant research: discussions from an investigation developed on the Facebook
Palavras chaves: Pesquisa-ação; Pesquisa participante; Facebook.
Keywords: Action-research; Participant research; Facebook.
Autores: Carla Denize Ott Felcher, André Luis Andrejew Ferreira e Vanderlei Folmer
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 18 | 154 acessos

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ASTRONOMIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
An Experience of Teaching of Astronomy in the 6th Year if Fundamental Education
Palavras chaves: Ensino de Astronomia, Experimentação e Eixo “Terra e Universo”.
Keywords: Teaching of Astronomy, Experimentation and "Earth and Universe" axis.
Autores: Lailson Ferreira Pereira, Luis Elan Feitoza Damasceno, Jordan Del Nero, Shirsley Joany Santos da Silva, Marcos Benedito Caldas Costa, Vicente Ferrer Pureza Aleixo e Carlos Alberto Brito da Silva Júnio
Resumo | Texto em PDF | pp 19 - 35 | 168 acessos

DISCUTINDO EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOBRE CORPO HUMANO
Discussing biological evolution in the elementary education: a teaching strategy about human body
Palavras chaves: Ensino de Evolução; Corpo Humano; Ensino Fundamental; Estratégia Didática.
Keywords: Teaching of Evolution; Human Body; Elementary School; Teaching Strategy.
Autores: Leonardo Augusto Luvison Araújo e Ronaldo Antônio Paesi
Resumo | Texto em PDF | pp 36 - 47 | 88 acessos

O ENSINO DE ECOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E NO CONHECIMENTO ECOLÓGICO DE UMA TURMA DE 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
The Ecology Teaching and its influence on environmental perception and ecological knowledge of a 6th grade class of basic education
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Percepção ambiental; Terrário.
Keywords: Science Teaching, Environmental Perception, Terrarium.
Autores: Raquel Gonçalves de Sousa e Dionéia Evangelista Cesar
Resumo | Texto em PDF | pp 48 - 68 | 56 acessos

ESTRUTURA DE ARGUMENTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE SERES VIVOS
Structure of written arguments by elementary school students in a practical activity about living beings
Palavras chaves: atividade prática, ensino por investigação, argumentos escritos, layout de argumento de Toulmin.
Keywords: practical activity, problem based learning, written arguments, Toulmin’s Argument Pattern.
Autores: Thiago Luis Silva de Oliveira, Caio Castro Freire, Marcelo Pereira e Marcelo Tadeu Motokane
Resumo | Texto em PDF | pp 69 - 78 | 78 acessos

SERPENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA
Snakes in the Context of Basic Education: environmental sensitizing in a public school in Paraíba
Palavras chaves: Serpentes, Educação Ambiental, Ensino Fundamental II
Keywords: Snakes, Environmental Education, Basic Education.
Autores: Bruna Elizabeth Silva de Pontes, Cássio Rachid Meireles de Almeida Simões, Gustavo Henrique Calazans Vieira e Francisco José Pegado Abílio
Resumo | Texto em PDF | pp 79 - 99 | 48 acessos

CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIENCIAS: SISTEMA URINÁRIO
Construction of a teaching model for the teaching of sciences: urinary system
Palavras chaves: Prática pedagógica; Conhecimento; Ciências.
Keywords: educational practice, Knowledge, Science.
Autores: Josélia dos Santos Alexandre, Valdir Alves de Mendonça e Maisa Clari de Farias Barbalho de Mendonça
Resumo | Texto em PDF | pp 100 - 107 | 80 acessos

CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: LIXO COMO PROBLEMA AMBIENTAL
Construction, application and evaluation of didactic intervention in fundamental teaching: garbage as an environmental problem
Palavras chaves: Lixo; Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Práticas Escolares.
Keywords: Waste; Science Teaching; Environmental Education; School Practices.
Autores: Hentonny Rhaycard Silva Santos, Alex de Sousa Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Resumo | Texto em PDF | pp 108 - 128 | 58 acessos

MINHOCÁRIO COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ministry as a practice of environmental education
Palavras chaves: Educação Ambiental, minhocário, lixo orgânico.
Keywords: Environmental Education, worm farm, organic waste.
Autores: Débora Aparecida de Aquino Lima e Catarina Teixeira
Resumo | Texto em PDF | pp 129 - 140 | 75 acessos

ENSINO PELA PESQUISA NA ESCOLA: PROPOSTA PARA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ESTERCO ANIMAL
Teaching for School Research: Proposal for Production and Use of Animal Esterco
Palavras chaves: Pesquisa em sala de aula, Aprendizagem ativa, Alfabetização científica.
Keywords: Classroom Research, Learning, Scientific Literacy
Autores: Aldeni Melo de Oliveira, Alex Bruno Lobato Rodrigues, Erisnaldo Francisco Reis e Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Resumo | Texto em PDF | pp 141 - 153 | 42 acessos

O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Science teaching in Multifunctional Resource Classrooms: the STS approach contributions to the inclusive pedagogical practice
Palavras chaves: Inclusão Educacional. Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Ensino de Ciências. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Keywords: Educational Inclusion. Multifunctional Resource Classroom (MRC). Science Teaching. Science, Technology and Society (STS).
Autores: Rejane Fernandes da Silva Vier e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo | Texto em PDF | pp 154 - 179 | 60 acessos

A EXPERIMENTAÇÃO E O LIVRO VIRTUAL AUXILIANDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS FÍSICAS
The experimentation and the virtual book helping in the physical science classes
Palavras chaves: Experimentação; Livro Virtual.
Keywords: Experimentation; Virtual Book.
Autores: Luis Elan Feitoza Damasceno, Lailson Ferreira Pereira e Carlos Alberto Brito da Silva Júnior
Resumo | Texto em PDF | pp 180 - 197 | 91 acessos

PROJETO NASA SHOW: INTRODUÇÃO EM CINEMÁTICA - O ESTUDO DO MOVIMENTO COM LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Project NASA SHOW: Introduction to kinematics - the study of motion with projectile launch
Palavras chaves: Física na 8ª série do Ensino Fundamental, cinemática, movimentos, MU e MUV.
Keywords: Physics in the 8th grade of elementary school, Kinematics, motion, MU and MUV.
Autores: Hermom Reis Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 198 - 213 | 65 acessos

UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Use of Videos in Science Classes: Perspective for the promotion of Meaningful Learning
Palavras chaves: Vídeos, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa.
Keywords: Videos, Science Teaching, Significant Learning.
Autores: Raiane Rodrigues Quaresma, Anne Krisna Serrão Wanzeler e Priscyla Cristinny Santiago da Luz
Resumo | Texto em PDF | pp 214 - 231 | 178 acessos