Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando mapas conceituais

Temperature of the Universe: a content proposal for junior high school students using concept maps

Autores: Tamila Marques Silveira, Milton Souza Ribeiro Miltão

Resumo

Temos conhecimento, através das atuais pesquisas na área de Ensino de Física, que não é necessário os docentes se concentrarem em memorizações de fórmulas durante suas aulas, eles devem interagir com seus estudantes de forma criativa, com experimentações, melhores recursos metodológicos e boas estratégias avaliativas, a fim de garantir o possível aprendizado do aluno, fazendo-o associar os assuntos dados em sala de aula com o seu cotidiano. Os mapas conceituais, por exemplo, podem ajudar tanto o docente como o estudante a organizar melhor os conteúdos abordados e facilitar na aprendizagem. Conciliando os mapas com conceitos e curiosidades de Astronomia (especificamente a Temperatura do Universo, que engloba quase todos os conteúdos da Física) pode ser uma forma criativa de atrair os estudantes para as aulas de Física, tornando-as mais interessante. Apesar da complexidade dos assuntos de Astronomia, eles podem ser apresentados para uma turma de nível fundamental com uma linguagem mais apropriada e de forma conceitual. O importante é mostrar analogias/comparações com o cotidiano. Para tanto, nesse trabalho foi criado um esquema conceitual, que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos e figuras, para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Após todas as construções e re-análises, os mapas foram aplicados em duas escolas do município de Feira de Santana - Bahia, Brasil, possibilitando com que os estudantes da 9º ano, que estavam tendo o primeiro contato com assuntos dessa disciplina, pudessem também construir seus próprios mapas de acordo com os conteúdos abordados pelo docente. Assim, esses estudantes puderam buscar nos mapas conceituais uma forma interativa de produzir conhecimentos.

Abstract

We know, through current research in Physics Teaching, that teachers are not required to concentrate on memorizing formulae in their classes, they must interact with their students with creativity, experimentation, best methodological resources and good assessment strategies to ensure student learning, making students linking the issues presented in the classroom with their daily lives. Conceptual maps, for example, can help both the teacher and the student to better organize the contents in order to facilitate learning. Reconciling the maps with concepts and curiosities of Astronomy (specifically the Temperature of the Universe, which encompasses almost all the contents of Physics) can be a creative way to attract students to physics classes, making them more interesting. Despite the complexity of the subjects of Astronomy, they can be presented for a class of basic level with a more appropriate language and conceptually. The important thing is to show analogies/comparisons with everyday life. Therefore, this work has created a conceptual framework, which served as the kick-off for the construction of concept maps for elementary school, which are built with the help of illustrations and pictures to attract the interest of the target audience for this course. After all the constructions and re-analysis, the maps were applied to two schools in the city of Feira de Santana - Bahia, Brazil, making it possible to the students of 9th grade, who were having their first contact with the discipline, could also build your own maps according to the content covered by the teacher. Thus, these students could get in a concept map an interactive way of producing knowledge.

Palavras-chave

Mapas Conceituais, Ensino Fundamental, Ensino de Física

Keywords

Concept Maps, Junior High School, Physics Teaching

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