Vivenciando práticas de ensino de ciências: ampliando o olhar dos alunos do ensino fundamental sobre ecossistemas

Experiencing practices of science teaching: Enlarging the sight of elementary students about ecosystems

Autores: Liane Solange Petry, Valderez Marina do Rosário Lima, Régis Alexandre Lahm

Relata-se uma experiência desenvolvida com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba ? PR, cuja finalidade foi acompanhar como ocorre a reconstrução do conhecimento dos alunos, ao vivenciarem uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Ecossistemas, partindo do diagnóstico de seus conhecimentos prévios, pela aplicação de um questionário. O desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem teve como referência o Educar pela Pesquisa e, dentre as estratégias de ensino utilizadas, constaram representações por meio de desenhos; construção de mapa conceitual; pesquisas bibliográficas; trilha ecológica; construção de maquetes; produções textuais de imagens orbitais, obtidas através do software Google Earth?.

This text reports an experience developed with fifth grade students of Basic Education in a public school from Curitiba ? PR, which purpose was to observe how the students? knowledge reconstruction occurs when they are exposed to a Learning Unit (LU) about Ecosystems, starting from a diagnosis of their prior knowledge, by answering a questionnaire. The LU had the Educating by Research method as a reference, and among the teaching strategies were representing by drawings, concept maps building, bibliographic research, going on ecological hiking, models building, and texts production of orbital images obtained through the Google Earth?software.

Ecossistemas, Unidade de Aprendizagem; Reconstrução do Conhecimento

Ecosystems, Learning Unit, Knowledge Reconstruction