Microorganismos? Sim, na saúde e na doença! Diminuindo distâncias entre universidade e escola pública

Microrganisms? Yes, in health and disease! Narrowing distances between university and public school

Autores: Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Resumo

Os microrganismos estão presentes em muitos tópicos dos currículos de ciências tais como Citologia, Ecologia, Saúde Pública, Ciclos Biogeoquímicos, Genética e Biotecnologia que, por vezes, causam dificuldades de entendimento aos estudantes. Abordagens educacionais diferenciadas podem representar uma ferramenta muito útil, proporcionando um melhor entendimento no enfoque desses conceitos. Este trabalho propõe uma descrição analítica de um minicurso ministrado durante a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), no contexto da regência em uma disciplina de Prática de Ensino de Ciências. Os conceitos trabalhados levaram em consideração estruturas tridimensionais e experimentação, dentro de uma proposta fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. A experiência revelou-se motivadora e significativa para os alunos, além de possibilitar a parceria universidade/escola pública.

Abstract

Microrganisms are present in several topics of the Science curriculum as Cytology, Ecology, Public Health, Biogeochemical Cycles, Genetics and Biotechnology that sometimes cause difficulties to students in classroom. Different educational approaches may represent a useful tool in the work with these themes and also provide a better understanding of it. This paper proposes an analytical description of a course that happened during the Brazilian Physics Olympiad (OBF), in the context of discipline Practice of Science Teaching. The concepts worked took into account three-dimensional structures and experimentation, in a proposal that has found support in the theory of meaningful learning. The experience was motivating and meaningful for students, and allowed the partnership university/public school.

Palavras-chave

ensino de ciências, prática de ensino, aprendizagem significativa, ensino de microbiologia

Keywords

science teaching, practice of teaching, meaningful learning, microbiology teaching

Texto em PDF