A televisão e o rádio como instrumentos mediadores na Educação Ambiental

Television and Radio as Mediating Instruments in Environmental Education

Autores: Maria Helena Ferreira Pastor Cruz, Luís Paulo Leopoldo Mercado

Este estudo analisa o uso do rádio e da televisão na escola pública de Ensino Fundamental, como instrumento mediador na construção do conhecimento e da cidadania, através da Educação Ambiental. O estudo foi realizado em quatro escolas situadas em territórios ambientais da cidade de Maceió-AL, que desenvolvem experiências de Educação Ambiental. Utilizou a metodologia histórico-crítica e apresenta como sujeitos de pesquisa, professores e alunos da escola a partir da análise de suas falas e registros no sentido de verificar se a Educação Ambiental está inserida no trabalho pedagógico na perspectiva da construção do ecodesenvolvimento e se o rádio e a televisão potencializam essa produção político-pedagógica. Os resultados mostram a necessidade de uma ação interdisciplinar mais eficaz no processo de educação continuada, trabalhando a formação dos educadores, principalmente para a utilização das mídias na escola, promovendo mudanças no currículo, incluindo articulações institucionais e comunitárias, que contemplem a transformação do contexto social de crise ambiental para a promoção do ecodesenvolvimento.

This study examines the use of radio and television in a public elementary school as mediating instruments in building the knowledge and citizenship through environmental education. The study was conducted in four schools located in environmental areas in the city of Maceió-AL, developing environmental education experiences. The historical-critical methodology was used and took as research subjects, teacher and school students from the analysis of their answers and records in order to verify if Environmental Education is embedded in the pedagogical work in the perspective of eco-development and construction and if radio and television leverage this political and pedagogical production. The results show the need for interdisciplinary action more effectively in the process of continuing education in the training of educators, working primarily for the use of media in school, promoting changes in the curriculum, including institutional linkages and community that address the transformation of the social context environmental crisis to the promotion of eco-development.

Educação Ambiental; Mídia na escola; Ecodesenvolvimento

environmental education, media in school, eco-development