UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS NO LABORATÓRIO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

A didactical experiment with automatically data acquisition in Physics Lab high school

Autores: Lucia Forgiarini da Silva & Eliane Angela Veit

Resumo Cinco montagens experimentais em que o microcomputador é usado como instrumento de medida no laboratório didático de Física foram projetadas, desenvolvidas e aplicadas em sala de aula. As atividades, do tipo semi-aberto, enfatizam o processo de medida, de modo que os alunos têm a oportunidade de explorar, testar e discutir desde o uso de sensores nos sistemas de detecção, à conversão analógica/digital, passando pelos softwares. Os tópicos abordados são sensores, medidas de tempo, e ondas mecânicas transversais (em cordas) e longitudinais (sonoras). Neste trabalho relatamos uma experiência didática realizada em turmas de ensino médio e tecnológico do UNED/Sapucaia do Sul do CEFET/RS e no Curso de Extensão ?Física para o Ensino Médio II?, do Instituto de Física da UFRGS.

Abstract Five experimental proposals using the microcomputer as a measurement instrument in the Phys Lab has been projected, developed an applied in classroom. Open-ended practical activities emphasizes the measurement process, so that the students have the opportunity to explore, to test and discuss about the sensors of the detection systems, the adc converters and the softwares. The physics topics include sensors, time measurements and mechanical waves: transversal (on string) and longitudinal (sound). The present work reports on a pedagogical experiment carried out in a Brazilian high school (CEFET/RS - UNED/Sapucaia do Sul) and with high school students at the Institute of Physics, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil.

laboratório didático de Física, ensino-aprendizagem e Física, aquisição automática de dados, medidas de tempo, ondas mecânicas

physics lab classes, physics teaching, automatic data acquisition, time measurements, mechanics waves