A INTERFERÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES DE FORMIGAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

The Urbanization Interference in Ant Species Survivor: An Experience with Research in Science Teaching

Autores: Carlos José Monteiro Ribeiro & Andrela Garibaldi Loureiro Parente

Resumo

A inserção da pesquisa na formação de professores é apontada como fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas. Esse artigo trata de duas dimensões de pesquisa, a que o professor pode desenvolver em conjunto com os estudantes e aquela resultante da sistematização e análise de sua prática. Apresentamos e discutimos as contribuições do processo inerente ao desenvolvimento da pesquisa nas duas dimensões resultantes da experiência docente no CCIUFPA. A pesquisa envolveu um grupo de estudantes que cursavam 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, com a faixa etária de 9 a 13 anos, na sua maioria proveniente de escolas públicas de bairros nos arredores da UFPA. Recorremos à pesquisa narrativa, uma vez que nos permite utilizar, como fonte de estudo, o processo vivido pelos envolvidos em uma situação, como a de ensino. A análise das trajetórias reconstruídas no processo nos permitiu discutir sobre: a importância de conhecer a relevância do estudo desenvolvido, a reorganização da atividade a partir da aproximação com o objeto de estudo, os desenhos como materiais de aproximação do pensamento dos estudantes e a reorientação da pesquisa a partir das limitações percebidas.

Abstract

The research insertion in teacher?s formation is pointed as fundamental for pedagogic practices improvement. This paper treats two research dimensions, one that the teacher can to develop in partnership with the students and another as result of his practice?s systematization and analysis. We show and discuss the contributions of the process inherent to the research?s development in two dimensions as result of the teaching experience in the CCIUFPA. The research evolved a students group who attended the 3rd and 4th grades of basic education, with ages between 9 and 13, in their majority proceeding from public schools from quarters around UFPA. We based in narrative research, which allows us to appeal, as study source, to the process lived by the people evolved in a situation, like the education one. The analysis of the trajectories reconstructed in the process allowed us to discuss about: the importance of knowing the developed study relevance, activity reorganization in accordance with the study object approximation, the pictures as approximation of students? thoughts and the research?s reorientation in accordance with the noticed limitations.

Palavras-chave

clube de ciências; ensino de ciências; professor-pesquisador

Keywords

science club; science teaching; teacher-researcher

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