Percepção do conhecimento dos alunos no ensino médio sobre transgênicos: concepções que influenciam na tomada de decisões

Perception of knowledge of students at secondary school about transgenic organisms: conceptions that influence on decision making

Autores: Aline Furtuozo de Souza, Gilmar Beserra de Farias

Resumo

Temas polêmicos como a utilização de organismos transgênicos para a alimentação passaram a ser discutidos na escola e, aparentemente, os alunos não possuem uma compreensão sobre esse tema que ultrapasse o senso comum. O objetivo desse artigo foi o de investigar se há o uso do conhecimento escolar formal de Biologia para embasar as decisões de alunos sobre a utilização dos organismos transgênicos para fins de alimentação. Os dados foram obtidos por meio de uma questão aberta aplicada a alunos do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão (Pernambuco, Brasil). A questão indagava sobre a suposta decisão de escolher entre consumir ou não alimentos transgênicos na merenda escolar. O instrumento de análise qualitativa utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demonstraram que os alunos não conseguiram justificar suas respostas utilizando informações baseadas no conhecimento científico formal.

Abstract

Polemic topics such as the utilization of transgenic organisms as food resources have been debated at school but, apparently, students do not have a comprehension on this issue beyond the common sense. The aim of this research was to investigate if the students make any use of formal school knowledge on Biology as a basis for decision making about the use of transgenic organisms as food. Research data was obtained through an open question applied to students on the third year of secondary education, at a Public School in the Municipality of Vitória de Santo Antão (Pernambuco, Brazil). The question inquired about the decision of choosing between to consume or not transgenic organisms as part of the school meal. The Discourse of the Collective Subject (DCS) was used as a tool for qualitative analyses. Results revealed that students could not justify their answers based on formal scientific knowledge.

Palavras-chave

transgênicos; discurso do sujeito coletivo; Ensino Médio

Keywords

transgenic organisms; discourse of the collective subject; secondary school

Texto em PDF