As experiências de Piaget aplicadas por acadêmicos de Licenciatura em Matemática a estudantes do Ensino Fundamental

Piaget?s experiments applied by mathematics majors to elementary school students

Autores: Tatiana Comiotto Menestrina

Este artigo é fruto de um trabalho da disciplina de Psicologia da Educação do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina. Após o estudo da teoria de Piaget, os alunos escolheram algumas de suas experiências, conforme a etapa de desenvolvimento e as realizaram com alunos do ensino fundamental com o objetivo de verificar se a teoria proposta pelo mencionado autor refere-se, na prática, às etapas de desenvolvimento relativas a crianças da região norte catarinense na atualidade.

This article is the result of a research in the discipline of Psychology of Education of the curriculum of the Teacher Preparation Degree in Mathematics from the State University of Santa Catarina, Brazil. After studying the theory of Piaget, students chose some of his experiments at a given developmental stage and performed them with elementary school students in order to verify if the theory proposed by the aforementioned author refers, in practice, to the stages of cognitive development of children from northern Santa Catarina today.

experiências de Piaget; etapas do desenvolvimento; educação

experiences of Piaget; stages of development; education