Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didática: vivências de uma sala de aula

Environmental awareness and the approach of air pollutants through a Didactic Intervention: experiences of a classroom

Autores: Ana Carla Dias Regis, Maria Elvira do Rêgo Barros Bello

O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de tentar ir além de alguns limites impostos pela didática convencional, com a qual a maioria das escolas está acostumada a trabalhar. Por meio de uma intervenção didática, norteada por uma abordagem CTS, buscou-se envolver, tanto o conhecimento científico, quanto o conhecimento popular com o qual o aluno tem contato em seu cotidiano, e com isso promover a contextualização do estudado em sala e do vivido diariamente pela classe, além de desenvolver habilidades, como pensamento crítico e tomada de decisão, e conscientizá-los dos problemas ambientais que vêm ocorrendo, principalmente os ligados aos poluentes atmosféricos. Para isso, questionários com questões subjetivas foram aplicados, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e a evolução desse conhecimento ao longo da intervenção. Uma oficina foi realizada ao final do trabalho e permitiu avaliar a melhora dos alunos envolvidos no estudo. Para a análise das respostas dos alunos utilizou-se uma metodologia empregada para classificar as respostas em categorias. Os resultados alcançados indicaram que a abordagem adotada pode ser considerada uma boa opção para desenvolver habilidades nos alunos, despertar uma consciência ambiental e ainda, facilitar o aprendizado na disciplina química.

This study was developed to overcome some limitations imposed by conventional teaching with which the majority of schools are used to work. Through a didactic intervention, guided by a CTS approach, it was sought to involve both scientific knowledge and popular knowledge that the students have contact in their daily life and, thus, promote the contextualization of what was studied and experienced at class, besides developing skills such as critical thinking and decision making, making them aware of the ongoing environmental problems, especially those related to air pollutants. For that, questionnaires with subjective questions were applied, seeking to assess the students´ prior conceptions and the development of knowledge during the intervention. A workshop was held at the end of the experiment and it allowed to evaluate the improvement of students involved in the study. For the analysis of the students´ responses a methodology was used to classify the answers in groups. The results indicated that the approach adopted could be considered a good option for developing students´ skills by promoting an environmental awareness and facilitating the learning of Chemistry.

Poluentes atmosféricos; abordagem CTS; tomada de decisão

air pollutants; CTS approach; critical thinking