As analogias no ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em aulas de Física do Ensino Médio

Analogies in the teaching of conceptual, procedural, and attitudinal subjects in physics classes at high school

Autores: Leandro Londero da Silva, Eduardo A. Terrazzan

Relata-se a análise da implementação de atividades didáticas com uso de analogias no ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em aulas de física do Ensino Médio. Especificamente, considerou-se a preocupação em avaliar a influência do recurso analógico na aprendizagem de circuitos elétricos. Os resultados obtidos mostram que a eficácia das analogias na aprendizagem esteve fortemente condicionada as habilidades dos alunos nos procedimentos de estabelecer relações, identificar diferenças, sintetizar idéias, entre outros. As atividades didáticas implementadas mostraram-se como um dos possíveis caminhos à formação de conceitos, procedimentos e atitudes, valorizando diferentes aprendizagens, consequentemente, transcendendo a concepção de aprendizagem que se revela somente mediante habilidades lógico-matemáticas. Percebemos que os alunos construíram um entendimento dos conceitos estudados e habilitaram-se para realização de procedimentos possíveis de serem ensinados com o uso de analogias. Representam, comparam, identificam, argumentam e registram, articulando o conceitual ao procedimental e ao atitudinal.

It is reported the analysis of didactic activities implementation with the use of analogies in the teaching of conceptual, procedural and attitudinal subjects in physics classes at high school. Specifically, it was considered the concern about evaluating the influence of the analogical resource on the learning of electrical circuits. The results obtained show that the efficiency of analogies on learning was conditioned to students´ skills to establish relations, identify differences, summarize ideas, among others. The didactic activities implemented pointed out themselves as one of the possible ways for concepts, procedures and attitudes formation, attributing value to different learning, consequently, surpassing the learning conception that is revealed only through logic-mathematics skills. We noticed that students built an understanding of the concepts studied and were able for carrying out procedures possible to be taught by the use of analogies. They represent, compare, identify, discuss and take notes, articulating the conceptual to the procedural and to the attitudinal.

analogias; ensino de física; conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

analogies; physics teaching; conceptual, procedural and attitudinal subjects