Educação sexual como parte curricular da disciplina de Biologia e auxílio a adolescentes: dificuldades e desafios

Sex education as part of the curriculum of biology discipline and as na aid to adolescents: problems and challenges

Autores: Welson Barbosa Santos, Rone Cardoso, Juliano da Silva Martins de Almeida, Fernanda Arantes Moreira

Esta pesquisa investigou a compreensão de professores de Biologia referente às possibilidades e/ou dificuldades que enfrentam no desenvolvimento da Educação Sexual e pressupõe que a abordagem exclusivamente anatômico-fisiológica desse tema não atende aos desafios do nosso tempo. O trabalho defende a abordagem dialogada e crítica, referenciada em Paulo Freire como opção para superação de tais dificuldades. Para perceber os pontos de vista dos professores a respeito das condições que favoreçam uma abordagem dialogada do assunto foi utilizada um Grupo Focal do qual participaram seis professores. Dentre outros, os dados revelam que os docentes procuram desenvolver uma Educação Sexual baseada no diálogo com os adolescentes, entretanto, essa prática apresenta como desafio de superação de uma formação inicial limitada ao domínio da área específica e o despreparo e desinformação dos alunos.

This research investigated the understanding of biology teachers regarding the possibilities and difficulties facing the development of sexual education and assumes that only the anatomical-physiological approach to this subject does not meet the challenges of our time. The work supports the approach through dialogue and critique, referenced in Paulo Freire, as an option for overcoming such difficulties. To understand the views of teachers about the conditions that favor approaching the issue through dialogue was used a Focus Group which was attended by six teachers. Among others findings, the data reveal that teachers seek to develop a sex education based on dialogue with teens, however, this practice presents a challenge to overcome an initial formation limited to the specific domain area and the lack of students preparation and misinformation.

educação sexual; ensino de Biologia; educação dialogada

sex education; biology teaching; dialogic education