Representações sociais de licenciandos em Física sobre Museus de Ciências, monitoria em Astronomia e formação profissional

Physics undergraduates social representations about science museums, mediation in astronomy and formation

Autores: Marcos Daniel Longhini, Daniela Franco Carvalho Jacobucci

Resumo

Esse trabalho buscou investigar as representações sociais de um grupo de licenciandos em Física que atuam no projeto DICAstronômica, do Museu de Ciências da DICA (Universidade Federal de Uberlândia - MG), sobre museus de ciências, monitoria e importância da experiência em um espaço não-formal de Educação para a formação profissional. A abordagem metodológica da pesquisa focou a análise do discurso do sujeito coletivo. O discurso-síntese dos monitores é que há necessidade de um museu ter um espaço físico e que esses espaços, como a DICA, focam a interatividade. A representação social de monitoria centra-se em dois aspectos: mediação e emocional, sendo que a experiência cotidiana é a principal fonte de aprendizagem para eles. Embora nenhum dos investigados tenha manifestado interesse em se tornar um profissional de museus, a experiência adquirida na monitoria parece ter influenciado em direcionamentos futuros para a docência na Educação Básica.

Abstract

This study investigated the social representations of a group of undergraduates in Physics who act as mediators at Astronomy project on the DICA´ Museum of Science (Uberlândia, Brazil), about the importance of monitoring experience in a space not -formal Education for vocational training. The methodological approach of the research focused on the analysis of the collective subject discourse. The speech-synthesis of the monitors is that there is need for a museum to have a physical space and that these spaces focus on interactivity. The social representation of monitoring focuses on two aspects: emotional and mediation, and the everyday experience is the main source of learning for them. Although, none of the investigated has expressed interest in becoming a museum professional, but experience in mediation seems to have influenced future directions for teachers in Basic Education.

Palavras-chave

divulgação da Astronomia; museus de ciências; monitoria; formação de professores

Keywords

popularization of astronomy; science museums; mediation; teacher formation

Texto em PDF