RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA COM MOTIVAÇÃO NA HISTÓRIA

Autores: Jeferson Fernando de Souza Wolff & Paulo Machado Mors

Relatamos a experiência da aplicação de um material didático com uma abordagem histórica e conceitual para o ensino da Teoria da Relatividade Especial (TRE) a alunos do ensino médio, dentro das atividades curriculares. O material foi aplicado a três turmas de terceiro ano do ensino médio, sendo duas turmas da Escola Técnica Municipal Farroupilha, localizada no município de Triunfo-RS e uma turma do Colégio Cenecista Carlos Maximiliano, localizado no município de São Jerônimo-RS. O texto dos alunos possui uma abordagem histórica e conceitual sobre a evolução do pensamento da humanidade até a construção da TRE, contemplando os principais fatos históricos, desde Aristóteles até as conclusões de Albert Einstein. Dentro da parte conceitual enfocamos os seguintes conteúdos: simultaneidade, dilatação temporal, contração do espaço, adição de velocidades, energia relativística e paradoxo dos gêmeos. A proposta foi avaliada por um questionário aplicado antes e após o material ter sido trabalhado, além de entrevistas com alunos terem sido realizadas no final. Como referenciais teóricos, utilizamos a teoria sócio-interacionista de Vigotsky, e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além disso, realizamos uma análise de alguns livros didáticos que são utilizados pelo ensino médio nacional, no que diz respeito à TRE. Acreditamos termos mostrado que é possível, e necessária, a implementação da TRE como atividade curricular do ensino médio.

Relatividade Especial, Ensino Médio, História da Física, Aprendizagem Significativa.