Na trilha da ciência: uma atividade lúdica ao ar livre envolvendo o ensino de Química

On the trail of science: an outdoor recreational activity involving the teaching of chemistry

Autores: Edemar Benedetti Filho, Antonio Rogério Fiorucci, Noé de Oliveira, Paulo Souza da Silva, Luzia Pires dos Santos Benedetti

Este trabalho descreve uma atividade lúdica e experimental executada em ambiente diferente da sala de aula com o objetivo de discutir e reconstruir conceitos químicos. Os alunos realizaram tarefas que envolviam situações problematizadoras relacionadas a conteúdos de química. As respostas foram construídas pelos próprios alunos a partir de pesquisas bibliográficas ou através de atividades de experimentação, realizadas ao ar livre, em forma de gincana. O local escolhido para a atividade foi uma reserva ecológica na cidade de Dourados-MS e, os alunos foram divididos em dois grupos, que representavam as duas escolas participantes. Posteriormente, os grupos distribuídos na mata em locais previamente selecionados pelos organizadores, receberam os desafios (questões) a serem cumpridos. Ao término de um desafio cada equipe passava para o próximo, recebendo novas coordenadas geográficas por radio comunicador e caminhava pela mata para encontrá-lo com auxílio de uma bussola, o desvendava e assim sucessivamente até o termino de todos os desafios. A atividade permitiu o desenvolvimento de diversas habilidades pelos alunos, como por exemplo: discussões sobre conceitos químicos, o trabalho em equipe; atividade física; observação de fenômenos químicos; etc. A atividade foi reconhecida, como importante no processo de ensino e aprendizagem, pela direção das escolas e pelos alunos participantes. Obtidos por instrumentos avaliativos, os resultados demonstram que a atividade proposta possibilitou a divulgação científica e uma proposta de ensino diferenciado com características lúdicas, sócio-interativas e interdisciplinares, tendo em vista que para responderem aos questionamentos os alunos trabalharam em equipe, obedeceram a regras específicas e se apropriaram de conhecimentos químicos, físicos, geográficos, matemáticos, dentre outras ciências.

This paper describes a playful and experimental activity performed in a different environment of the classroom in order to reconstruct and discuss chemical concepts. The students carried out tasks that involved problem situations related to chemical contents. In the form of contest and outdoors the responses were constructed by the students from literature searches or through the chemical experiments. The place chosen for the activity was an ecological reserve in the city of Dourados, MS, Brazil, and there students were divided into two groups representing the two participating schools. In the forest sites previously selected by the organizers the groups were issued challenges to be faced by them. Upon completion of a challenge each team went to the next, receiving new coordinates by radio communicator and walked through the woods to find other challenge with the aid of a compass, to unfold it and so on until the completion of all challenges. The activity enabled the development of various skills by students, for example, discussions about chemical concepts, teamwork, physical activity, observation of chemical phenomena, etc. The activity has been recognized as important in the teaching and learning process by principals and other heads of schools and participating students. Obtained by evaluating instruments, the results demonstrate that the described activity allowed the popularization of science and a proposal of a different teaching process with entertaining, social-interactive and interdisciplinary features because in order to answer to the problems the students worked in teams, they obeyed specific rules and appropriated knowledge of Chemistry, Physics, Geography, and Mathematics, among other sciences.

ludismo; divulgação da ciência; processo de ensino-aprendizagem

playful activities; popularization of science; teaching-learning process