Instrumentação para o ensino de Física Moderna e sua inserção em escolas do Ensino Médio - Um relato de experiência

Instrumentation for modern physics teaching and its integration in high schools - an experience report

Autores: Alexandre Vicentini, Fábio Luiz Melquiades, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, Pedro Pablo González Borrero, Eduardo Vicentini, Rodrigo Oliveira Bastos, Sandro Aparecido dos Santos

O presente trabalho consiste em um relato de experiência da difusão do conteúdo de Física Moderna e Contemporânea para professores e alunos das escolas públicas de Ensino Médio de Guarapuava-PR e região, através do projeto ?Instrumentação para o ensino de Física Moderna e sua inserção em escolas de Ensino Médio da Região Centro-Sul do Paraná?. Este projeto faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras (USF), Sub-programa Apoio às Licenciaturas, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado do Paraná e vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). O projeto tem como objetivos dar fundamento teórico e propor um ensino de Física Moderna com métodos alternativos e experimentos de baixo custo e de fácil acesso, além de ferramentas que auxiliem no processo ensino-aprendizagem. Foram realizadas apresentações em 7 colégio e cursos para professores da rede pública do Nucleo Regional de Guarapuava. O resultado foi extremamente positivo, mostrando que o projeto vem contribuindo na complementação da formação escolar, na divulgação científica e no despertar do interesse dos estudantes pela área de exatas e tecnologia.

This work consists of an experience report of disseminating some content of modern and contemporary physics for teachers and students of public high schools at Guarapuava-PR, through the project "Instrumentation for modern physics teaching and its integration in high schools of the South Centre Region of Paraná?.This project is part of a program sponsored by the Secretary of Science, Technology and Higher Education (SETI), from Paraná State Government, Brazil. The objective of the project is to give a theoretical foundation and propose a modern physics teaching with alternative methodologies and low cost and easy access experiments. And also elaborate tools to help the teaching-learning process. Presentations in 7 public high schools and a course for teachers of Nucleo Regional de Guarapuava were performed. The results were extremely positive, showing that the project is contributing to the completion of school education, in science communication and in arousing the interest of students by science and technology field.

Física Moderna; instrumentação; ensino médio

modern physics; instrumentation; high school