Produção de um recurso audiovisual com enfoque CTS como instrumento facilitador do ensino experimental de ciências

Production of a visual aid with STS focus as facilitator of Experimental Education of Sciences

Autores: Elaine Moreira Alves, Jorge Cardoso Messeder

Os recursos audiovisuais vêm sendo utilizados com finalidades educativas desde a década de 60. No entanto, o seu potencial educativo tem sido discutido, e no que se refere ao Ensino de Ciências, mostra-se necessário repensar os pressupostos desta modalidade através da sua reconceituação numa perspectiva contextualizada e transdisciplinar, segundo a interface Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), capaz de alterar profundamente os ambientes escolares assim como os papéis docentes e discentes vislumbrando uma aprendizagem significativa. Na interface CTS os assuntos trabalhados em sala de aula são abordados a partir de temas que estão em consonância com o cotidiano dos alunos. Neste trabalho apresentamos a confecção de um DVD com vídeos sobre atividades experimentais numa abordagem CTS como um recurso complementar ao livro didático para o Ensino de Ciências em todos os segmentos da educação.

The audiovisuals resources are being used with educative purposes since the decade of 60. However, its educative potential has been questioned, and as for Science Teaching, it is necessary to rethink the assumptions of this modality through its reconceptualization in a transdisciplinary context perspective according to Science-Tecnology-Society (STS) interface, capable of deeply modifying school environments as well as the teaching and learning roles glimpsing at meaningful learning. In the STS interface the subjects worked in classroom are approached from subjects that are in accord with the daily life of the students. In this work we present the preparation of a DVD with videos on experimental activities in a STS approach as a complementary resource to the didactic text book for teaching of science in all segments of education.

recurso audiovisual; Ensino de Ciências; CTS; vídeo

audiovisuals resources; science teaching; STS; video