A BANDEIRA NACIONAL NA MEDIDA CERTA: UM OLHAR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE GEOMETRIA

THE NATIONAL FLAG THE IN THE RIGHT WAY: A LOOK AT THE CONTEXTUALIZED TEACHING OF GEOMETRY

Autores: Eliana Guimarães Szumski , Sani de Carvalho Rutz da Silva

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, partiu-se de uma contextualização com a Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se registros das aulas, relatos e fotografias dos alunos durante as atividades, com posterior análise de seus resultados práticos. Ao desenvolver uma sequência didática sobre geometria, utilizando-se a Bandeira do Brasil, constatou-se que ensinar de forma contextualizada contribui para que os alunos possam produzir significados aos conteúdos geométricos. Conclui-se que as atividades desenvolvidas de forma contextualizada possibilitaram o exercício da cidadania e a ruptura do caráter formalista que impregna o estudo da Geometria.

This article aims to present the results of a Master thesis developed in a school with students from the 8th grade of elementary school. To this end, it has begun from a background with the National Flag of the Federative Republic of Brazil. In order to collect data, school records, reports and photographs of students during activities were used, with subsequent analysis of their practical results. When developing an instructional sequence on geometry, using the flag of Brazil, it has been found that teaching in contextualized way helps the students to produce geometric meaning to the content. It is concluded that the activities developed in a contextualized manner allowed the exercise of citizenship and the breaking of the formal character that pervades the study of geometry.

Ensino de Geometria. Contextualização. Bandeira do Brasil.

Geometry Teaching. Contextualization. Flag of Brazil.