ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM JOGO INTERATIVO ENTRE EQUIPES: UM ESTUDO DE CASO

Financial mathematics education with interactive game between teams: a case study

Autores: Leandro Palha de Oliveira; Helio Rosetti Junior; Juliano Schimiguel

Este artigo apresenta os resultados de uma atividade realizada com duas turmas do curso de Gestão Financeira, realizada em dezembro de 2011. Esta se tornou importante em função da metodologia adotada, baseada no uso de um jogo de perguntas e respostas entre equipes, representado por um programa de computador especificamente produzido para este fim. Este programa, entendido aqui como um Objeto de Aprendizagem, gerenciou a formulação das perguntas de múltipla escolha, as orientações para as atividades, e a contagem de pontos do jogo. A tônica do trabalho está fortemente baseada no uso da metodologia de jogos entre equipes no ensino de matemática financeira, aproveitando sua natureza instigante como recurso fundamental de trabalho. Ao final, pode-se constatar a evolução dos alunos no decurso da atividade e a eficácia da experiência com o questionário aplicado aos participantes, onde fica clara a satisfação da aprendizagem usando estes recursos.

This paper presents the results of an activity performed with two classes in financial management, held in December 2011. This became important due to the methodology adopted, based on using a set of questions and answers between teams, represented by a computer program produced specifically for this purpose. This program, understood as a learning object, managed the formulation of multiple-choice questions, the guidelines for activities, and the count of points in the game. The keynote of the work relies heavily on the use of the methodology of games between teams in the teaching of financial mathematics, using nature as a fundamental resource of this exciting work. At the end, we can see the progress of students during the activity and efficacy experience with the questionnaire given to participants, where it is clear the satisfaction of learning using these resources.

Matemática Financeir, Jogos, Quiz, Objetos de Aprendizagem.

Financial Mathematics, Games, Quiz, Learning Objects.