PESQUISANDO OS DIFERENTES MÉTODOS AVALIATIVOS DA APRENDIZAGEM

Autores: Tadeu Clair Fagundes de Souza & Renato Heineck

O objetivo deste trabalho é verificar se o ensino de Física, nas escolas da região de Passo Fundo, mantém as mesmas características do ensino de Física no Brasil. Um ensino centrado principalmente, em aulas teórica-expositivas, acompanhadas de resoluções de exercícios. A abordagem adotada para a pesquisa é a qualitativa, na modalidade fenomenológica, com questões sobre recursos didáticos e critérios de avaliação. Nesta fase da pesquisa foram utilizados como sujeitos, os alunos das escolas da região de Passo Fundo. Após a descrição das respostas do questionário, realizaram-se dois momentos de análise ; um Ideográfico e o outro Nomotético. Finalizando o trabalho, sugerimos a continuação da pesquisa , com o objetivo de levantar o número de escolas da região de Passo Fundo, que possui laboratório, e como eles são utilizados, uma vez que a maioria das aulas continuam sendo basicamente teóricas.

avaliação; ensino de Física; recursos didáticos