A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE QUÍMICA. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

The Pedagogy of Projects in Teaching of Chemistry. Report of an Experience

Autores: Maria Salete Cordeiro da Silva; Carmem Lúcia Costa Amaral.

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com a utilização da pedagogia de projetos na aprendizagem dos conteúdos de Química, referentes ao currículo de Química do Estado de São Paulo, bem como no desenvolvimento de competências e habilidades descritas no referente currículo. Participaram dessa experiência quarenta alunos do 20 ano do Ensino Médio de uma escola da rede de ensino do município de São Bernardo do Campo (SP). Os alunos realizaram seus projetos tendo como tema gerador a água, uma vez que este faz parte do currículo, e possui grande relevância para a comunidade escolar. O desenvolvimento dos projetos pelos alunos durou três meses e contou com as seguintes etapas: problematização para escolha do tema gerador; escolha de subtemas; seleção bibliográfica; sistematização; produção e divulgação dos resultados. Com essa experiência concluímos que a pedagogia de projetos possibilitou trabalhar os conteúdos disciplinares, promovendo competências e habilidades, autonomia e ética, suscitando o aprender a fazer e a conviver.

This paper reports on an experience with the application of pedagogy of projects about the chemistry curriculum of the State of São Paulo and the development of skills and abilities described in the related curriculum. Forty students of the secondary education at a public school in São Bernardo do Campo (SP) participated in this experience. The students developed their projects with water as a theme, since water is part of the curriculum and has great relevance for the school community. The development of projects by the students involved the following steps: problematization, choice of sub-themes, literature selection, organization, production and dissemination of results. Our conclusion of this experience is that the pedagogy projects facilitated to work out chemical concepts, promoting skills and abilities, autonomy and ethics.

Pedagogia de Projetos, Ensino de Química, Água.

Project Pedagogy, Chemistry Teaching, Water.