INDICADOR NATURAL COMO MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Instructional Material to the Teaching of Chemistry Using a Natural Indicator

Autores: Mônica Lucas, Luana Marcele Chiarello, Arleide Rosa da Silva, Ivonete Oliveira Barcellos

Resumo

Este artigo descreve um trabalho experimental para o ensino de Química, que pode ser aplicado tanto no ensino médio quanto superior, possibilitando um enfoque adequado de acordo com o nível de formação. O material instrucional, baseado em pressupostos construtivistas, fundamenta-se na introdução de tópicos sobre Química Geral como o conceito de pH e pK de indicadores (enfoque conceitual), utilizando um extrato bruto do suco de beterraba como um indicador ácido-base, sendo este um material alternativo, de origem natural, de baixo custo e fácil manuseio (enfoque procedimental). Ao ser caracterizado, mostrou reversibilidade em meio ácido/básico e coloração distinta que permite identificar o meio ácido e alcalino, sendo o pK determinado em aproximadamente 9. As opiniões relatadas pelos alunos foram consideradas, ressaltando o valor do trabalho metodológico desenvolvido e funcionando como um processo complementar no entendimento e fixação de conceitos, conforme mostram os resultados das avaliações aplicadas.

Abstract

This article describes an experimental work for the teaching of chemistry which can be applied either in high school or superior education, ensuring the right approach according to the level of training. The instructional material based on constructivist ideas, has a foundation in the introduction of General Chemistry topics as the concept of pH, pK of indicators (conceptual approach), using a crude extract of beet juice as an acid-base indicator, which is an alternative material as low cost natural indicator and also easy to handle (procedural approach). This crude material, when characterized showed reversibility in acidic/basic, and a different colour which allows the identification of the acid and alkali means, being the determined pK of about 9. The opinions reported by students were considered as positive about the value of the methodological work developed, functioning as a complementary process in understanding and retaining the concepts, as shown by the results of the applied tests.

Palavras-chave

Ensino de Química, pH, pK, material instrucional.

Keywords

Teaching of Chemistry, pH, pK, instructional material.

Texto em PDF