O USO DE ANIMAÇÕES COMO ELEMENTO MOTIVADOR DE APRENDIZAGEM

Autores: Maria Inês Castilho & Trieste Freire Ricci

O presente trabalho procura mostrar a contribuição do uso de animações computacionais no ensino de Física na escola média. Fazendo uso sistemático de animações produzidas em flash, com a finalidade de ilustrar o conhecimento de conceitos introdutórios à teoria da Relatividade Especial junto de um grupo de alunos de ensino médio do Colégio Marista Rosário, Porto Alegre, RS, pode se constatar a eficácia desta técnica em promover o aprendizado significativo de conceitos básicos da Relatividade Especial, bem como para a dedução de relações matemáticas fundamentais que são decorrência lógica dos postulados de Einstein. A metodologia usada permitiu aos alunos se manterem interessados, participativos e questionadores durante as aulas.

simulações; animações computacionais; relatividade especial