CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE RADIOATIVIDADE

Alternative Concepts Of Chemistry Undergraduates Regarding Radioactivity

Autores: Flávia Cristiane Vieira da Silva, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar as concepções alternativas de Licenciandos em Química sobre radioatividade. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 alunos, matriculados do 5ª ao 9º período no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Uma lista com 10 afirmativas foi apresentada aos participantes que tiveram a opção de concordar ou discordar com o que estava sendo exposto. Caso discordassem estes deveriam propor uma correção. Suas respostas foram categorizadas como satisfatória, pouco satisfatória e não satisfatória. Os resultados apontam que os estudantes apresentam uma boa compreensão sobre o tema quanto ao contexto histórico, os efeitos da radiação e as propriedades das emissões radioativas. Em contrapartida, as aplicações benéficas e o conhecimento teórico sobre estabilidade e tempo de meia vida merecem um pouco mais de atenção. Acreditamos que os resultados apresentados neste artigo, podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias que venham a possibilitar uma maior discussão sobre a temática.

Abstract

The present article presents the results of a study that sought to identify alternative concepts of chemistry undergraduates regarding radioactivity. To that end, 21 students enrolled in the 5th to 9th period of the undergraduate chemistry course at the Federal Rural University of Pernambuco – Academic Unit of Serra Talhada took part in the study. A list of 10 statements was given to the participants, who had the option of agreeing or disagreeing with each one. If they disagreed they were asked to propose an alternative. Their responses were categorized as satisfactory, somewhat satisfactory and unsatisfactory. The results show that the students exhibited good understanding of the issue in terms of historical context, that is, the effects of radiation and the properties of radioactive emissions. On the other hand, beneficial applications and theoretical knowledge regarding stabilty and half life deserve a little more attention. We believe that the results put forth in this article may contribute to the formulation of strategies that promote a wider discussion on the topic.

Palavras-chave

Concepções Alternativas. Licenciandos em Química. Radioatividade.

Keywords

Alternative Concepts. Chemistry Undergradutes Radioactivity.

Texto em PDF