DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO E DA INTERNET

Popularization of Science in teachers training: building and disseminating knowledge through radio and internet

Autores: Adriano Antunes Rodrigues, Felipe Damasio, Silvio Luiz Souza Cunha.

Resumo

Este trabalho trata da implementação de um projeto de ensino referenciado na Teoria da Aprendizagem Significativa e no Sócio-Interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os estudantes participaram de um programa de produção de inserções radiofônicas e construção de um blog sobre radioatividade e energia nuclear, conteúdo da unidade curricular Princípios da Ciência II. Os acadêmicos foram subsidiados com conteúdos de divulgação científica, teorias de aprendizagem e epistemologia e história da Ciência, resultado da integração de outras duas unidades curriculares: Português II e Epistemologia e História das Ciências. Como subsídio para as atividades a serem realizadas pelos estudantes, os docentes construíram um site com textos, imagens, vídeos e mapas conceituais apresentados em aula como organizadores prévios. O projeto buscou a compreensão dos conteúdos das unidades curriculares envolvidas e da aprendizagem significativa como referencial de ensino passível de aplicação na divulgação científica.

Abstract

This paper deals with the implementation of a teaching project, based on the Theory of Meaningful Learning and Social-interactionism, in a second semester class of college teacher training in Natural Sciences. Students took part of program to produce radio vignettes and to build a blog about radioactivity and nuclear energy which were the themes of their regular course called Principles of Science II. Students were subsidized with contents of science popularization, theories of learning and epistemology and history of science, as a result of the integration of two other courses: Portuguese II and Epistemology and History of Science. In order to support the activities to be performed by students, teachers built a site with text, images, videos and concept maps presented in class as advance organizers. The project sought to have students understand the content of the courses involved as well as meaningful learning as a teaching benchmark that can be applied in science popularization.

Palavras-chave

Radioatividade, Divulgação Científica, Aprendizagem Significativa.

Keywords

radioactivity, science popularization, meaningful learning.

Texto em PDF