MAPAS CONCEITUAIS ESQUELETOS: INSTRUMENTO PARA AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Skeletons concept maps: tool to evaluate the teaching-learning process

Autores: Rafhael Brum Werlang

Analisa-se nesse trabalho a potencialidade dos mapas conceituais esqueletos como instrumento para avaliar o processo de ensino-aprendizagem do tema ondulatória. A proposta foi implementada em uma turma da segunda série do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. O corpus de análise constituiu-se, a partir dos mapas conceituais construídos pelos discentes, pelas transcrições das entrevistas e de um questionário. Procurou-se evidenciar as vantagens do uso dos mapas conceituais esqueletos sobre os mapas conceituais tradicionais na avaliação, a partir do tema ondulatória. Os resultados deste estudo indicam que a análise quantitativa das relações conceituais não é capaz de avaliar de forma completa o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é necessária uma análise qualitativa do conhecimento prévio e dos processos de interação entre os discentes e o docente. Ainda, os mapas conceituais esqueletos mostraram-se úteis para intensificar a interação social entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como, permitiram a inclusão nas atividades de alunos que estavam excluídos da prática didática usual, sem a utilização dos mapas conceituais.

It is analyzed in this work the potential of skeletons concept maps as a tool to evaluate the teaching-learning process of the wave theme. The proposal was implemented in a class of second grade of secondary education at a public school in the state of Rio Grande do Sul. The analysis corpus was constituted, from the concept maps constructed by students, of transcripts of interviews and of a questionnaire. We tried to highlight the advantages of using skeletons concept maps about the traditional concept maps to evaluate the wave subject. The results of this study indicate that quantitative analysis of conceptual relations is not able to assess fully the teaching-learning process. Therefore, qualitative analysis is required prior knowledge and processes of interaction between learners and teachers. Still, the skeletons conceptual maps proved to be useful to enhance social interaction among those involved in the teaching-learning process and allowed the inclusion in the activities of students who were excluded from the usual teaching practice without the use of concept maps.

Mapa Conceitual; Avaliação; Processo de Ensino-aprendizagem.

Concept Map; Evaluation; Teaching-learning process.