RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O TRATAMENTO DO ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO COM UM ENFOQUE CONCEITUAL

Autores: Marcia de Melo Braga & Rejane Maria Ribeiro Teixeira

Este trabalho relata a aplicação de uma abordagem instrucional centrada nos aspectos conceituais, visando uma aprendizagem eficaz e significativa de situações físicas no ensino médio. O objetivo da metodologia empregada é priorizar conceitos físicos em relação a instrumentos (como, por exemplo, a Matemática), que seriam apenas ferramentas no contexto do ensino de Física no nível médio. Como referencial teórico para o desenvolvimento dessa metodologia é utilizada a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud [1]. Foi desenvolvido um material instrucional que serviu como apoio na abordagem conceitual do eletromagnetismo, em que se buscou contextualizar o tema em situações do cotidiano do aluno, contendo material didático impresso preparado para o desenvolvimento desta metodologia, complementado por animações em Flash MX. Este material, bem como os instrumentos de avaliação utilizados, foram editados na forma de um hipermídia (CD-ROM), com o objetivo de facilitar seu acesso e divulgação [2]. A presente proposta foi aplicada, inicialmente no decorrer do ano letivo de 2003, a duas turmas de escolas da rede pública de ensino do RS, situadas em Porto Alegre: Colégio Estadual Piratini e Escola Técnica em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como avaliação da aplicação dessa metodologia pode-se citar que os alunos mostraram-se mais seguros no momento de aplicar os conceitos, quando da confecção dos experimentos, e menos ansiosos no momento formal da prova avaliativa, demonstrando uma maior motivação quando apresentados ao eletromagnetismo contextualizado em situações do seu dia-a-dia. Acredita-se que tenha ocorrido uma aprendizagem significativa do eletromagnetismo por ter sido este abordado com uma maior ênfase na parte conceitual.

Eletromagnetismo no ensino médio; Abordagem conceitual; Campos Conceituais de Vergnaud.