A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA

Training of future teachers of early years of Basic Education: a discussion from an activity of teaching geometry

Autores: Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Laura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck

A geometria é um conteúdo matemático pouco valorizado no currículo escolar e, mesmo quando está presente nas aulas, é considerada difícil até mesmo distante do cotidiano dos alunos. O presente artigo apresenta algumas considerações acerca do ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental organizado a partir da proposta da Atividade Orientadora de Ensino – AOE (MOURA, 1996, 2001). Considerando as características da AOE, referenciais teóricos sobre o ensino de matemática e, mais especificamente de geometria, objetiva discutir sobre a formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da organização e do desenvolvimento de uma atividade de ensino de geometria num grupo que tem a participação de professores universitários, professores de Educação Básica e estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática. Para isso, apresenta uma atividade de ensino a partir de três elementos considerados importantes para o seu desenvolvimento: a síntese histórica do conceito, a situação desencadeadora de aprendizagem e a síntese coletiva. Com a análise desta atividade, foi possível constatar que a organização intencional do ensino pode possibilitar ao professor momentos de aprendizagem em relação ao conteúdo a ser ensinado e esses momentos podem ser compartilhados e enriquecidos através da organização de grupos de estudo. Além disso, a interação entre sujeitos de diferentes níveis de formação e experiência profissional, que aconteceu durante a realização da atividade, oportunizou aprendizagens relativas à docência através de discussões e reflexões acerca das possibilidades e metodologias a serem desenvolvidas.

Geometry is a part of mathematics which is often "forgotten" in the school curriculum and, even when present in class, is perceived as a difficult content and even away from the daily lives of geometry teaching in the early years of elementary school organized from the proposed Education Guiding Activity - AOE (Moura, 1996, 2001). Considering the characteristics and theoretical frameworks of AOE on teaching mathematics and, more specifically geometry, this article aims at discussing the initial training of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary Education from the organization and development of a geometry learning activity in a group that has the participation of academics, teachers and students of Basic Education degree courses in Education and Mathematics. To this end, it presents a teaching activity from three elements that are important for its development: the historical overview of the concept, the learning triggering situation and the collective synthesis. With the analysis of this activity it was possible to verify that the intentional organization of teaching can enable the teacher learning moments for the content to be taught, and these moments can be shared and enriched through the organization of study groups.

Atividade Orientadora de Ensino; Geometria; Organização do Ensino; Formação inicial de professores; Educação Matemática nos Anos Iniciais.

Education Guiding Activity; Geometry; Teaching Organization; Teacher Initial Training; Education Mathematics in the Elementary Level.