MAPAS CONCEITUAIS: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO HALETOS

Concept maps: use the evaluation process of learning content halide

Autores: João Rufino de Freitas Filho, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Juliano Carlo Rufino de Freitas, Artur Felipe Azevedo de Lima Tavares

Este artigo retrata a pesquisa realizada com estudantes do 3º ano de duas turmas do Ensino Médio, na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumentos de avaliação no estudo dos haletos orgânicos relacionados a temática agrotóxicos. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa, foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos estudantes. As versões finais dos mapas conceituais construídos demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.

This paper reports a research carried through two groups of high school which we used in the construction of concept maps as assessment tools. The method of evaluation which was used to investigate the occurrence of Meaningful Learning was the construction, by the students, of concept maps in each stage of the proposed activity, which allowed us some analysis on the organization of knowledge, related to the subject of the study, in the cognitive structure of the students. The final versions of the concept maps constructed to show growth beyond the conceptual level correct establishment of relationships and hierarchies among these concepts.

Mapas conceituais; avaliação da aprendizagem; haletos.

Concept maps; learning evaluation; halides.