CONHECIMENTO, PERCEPÇÕES E CONDUTAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À OBESIDADE INFANTIL KNOWLEDGE, PERCEPTIONS AND CONDUCT OF TEACHERS OF EARLY YEARS OF ELEMENTARY CHILD

Knowledge, perceptions and conduct of teachers of early years of elementary child obesit

Autores: Elfany Reis do Nascimento Lopes, Gabriel Ribeiro, Maria Laura Petitinga Silva

A obesidade infantil é uma patologia que afeta grande parte da população mundial e o seu aumento tem determinado diversas complicações que podem estender-se a vida adulta, provocando danos ainda maiores à saúde. Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental devem ser sensíveis à dimensão multifatorial desta patologia e a importância de ações no combate a este problema de saúde pública. Objetivou-se caracterizar o conhecimento, a percepção e as formas de condução do tema obesidade entre os professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de Cruz das Almas, Bahia e realizar ações formativas, sobre a temática obesidade, a partir dos conhecimentos prévios desses profissionais. Participaram da composição da amostra 12 professoras de duas escolas públicas, durante os meses de outubro de 2011 a maio de 2012. Os dados foram coletados por meio da técnica de questionário aberto e analisados pelo método de análise de conteúdo. As professoras apresentaram conhecimento superficial sobre a obesidade e seu tratamento, desconhecendo a natureza multifatorial dessa patologia e a forma de obtenção do índice de massa corpórea. Estes dados serviram como base para construção de oficinas de trabalho, promovendo a formação continuada destas professoras. A temática obesidade infantil deve fazer parte do planejamento escolar e ações formativas são necessárias para que as professoras possam incorporá-las ao seu planejamento, auxiliando na prevenção deste problema de saúde pública.

Childhood obesity is a condition that affects a large segment of its population and its increase has given several complications that may extend into adulthood, causing further harm to health. The teachers of the early years of elementary school should be sensitive to multifactorial dimension of this disease and the importance of actions to combat this public health problem. Aimed to characterize the knowledge, perceptions and ways of conducting the obesity issue among teachers of early grades of the primary public school in Cruz das Almas, Bahia. 12 teachers from two public schools participated in the composition of the sample, during the months of October 2011 to May 2012. Data were collected using the technique of open questionnaire and analyzed using content analysis. The teachers demonstrated superficial knowledge about obesity and its treatment, ignoring the multifactorial nature of this disease and how to obtain the body mass index. These data served as the basis for construction of workshops, promoting the continued education of these teachers. The childhood obesity theme should be part of school planning and the training activities are needed for teachers of early grades of elementary public school to incorporate them into their planning, assisting in the prevention of this public health problem.

conhecimento, crianças, educação, saúde.

knowledge, children, education, health.