RECURSO LÚDICO EM BIOLOGIA CELULAR UTILIZADO COMO FIXADOR DE CONTEÚDO E COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Cell Biology In Appeal Playful Used As A Fixer And Content As A Method Of Assessment

Autores: Priscila Campos Pardal, Juliano Schimiguel, Evandro Luís de Oliveira Niero

A Biologia Celular compreende o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções regulatórias. Dada a complexidade dessa área de estudo o presente trabalho propôs a utilização de um jogo como fixador de conteúdo e método de avaliação de disciplina, na tentativa de encontrar novos caminhos para a prática pedagógica com educação lúdica. Ao jogar, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para vencer. Comprovou-se que os jogos educativos são complementos importantes nos processos educativos e de desenvolvimento do ser humano, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, interativo e significativo, aumentando a motivação dos alunos. O jogo proposto foi do tipo Cara a Cara Biológico que é um jogo divertido e diferente para aprender sobre as células e suas estruturas. Para tanto, basta fazer as perguntas corretas sobre estruturas celulares e descobrir qual é a célula que está na mão do adversário. Durante a aplicação do jogo os alunos foram capazes de relacionar os conceitos e proposições contidas nas cartas, com o conhecimento que já apresentavam, e desta maneira puderam reestruturar seu conhecimento. O jogo criou um ambiente descontraído que exerceu uma função ascendente na aprendizagem dos alunos, permitindo que utilizasse seus conhecimentos preexistentes e integrasse-os aos novos de forma natural e divertida, favorecendo o processo de assimilação de forma gradativa e de avaliação.

Ensino de Biologia, Biologia Celular, Lúdico, Método de avaliação.

Cell Biology, Game Biology, in Playful Learning.