PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS: O MODELO POR INVESTIGAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO

Perspectives on Science Education: The Research by Model in the Sertão of Pernambuco

Autores: Carina Siqueira de Morais, José Euzébio Simões, NetoHelaine Sivini Ferreira

Resumo

Neste trabalho, procuramos investigar a compreensão de professores de Química do Ensino Médio sobre Ensino por Investigação, e as contribuições que esta perspectiva pode oferecer para o ensino-aprendizagem no Sertão pernambucano. Trabalhamos com dois professores de diferentes cidades do Sertão do Pajeú, em quatro etapas metodológicas: Levantamento sobre as Perspectivas de Ensino em que atuam os professores, majoritariamente; Proposta de formação continuada com foco o Ensino por Investigação, baseado em Cachapuz, Praia & Jorge (2002); Observação de aulas investigativas planejadas pelos docentes na etapa anterior; E entrevista semiestruturada com os professores. Os resultados apontam o inicial desconhecimento pelos professores sobre a modalidade de Ensino por Investigação. Contudo, após a formação proposta, demonstraram percepções mais fundamentadas nesta Perspectiva de Ensino e suas potencialidades na melhoria do Ensino da Química, desenhando propostas coerentes e mostrando interesse em continuar na linha investigativa, bem como difundi-la em seus espaços de atuação.

Abstract

In this paper, we investigate what chemistry teachers in High School understand about the Research Teaching, and the contributions that this perspective can offer to teaching-learning in Sertão pernambucano. We work with two teachers from different cities in the Sertão do Pajeú, the study was divided in four methodological steps: Survey on the Prospects of Education in which teachers work, mostly; Proposal for continuing education by focusing Research Teaching, based on Cachapuz, Praia & Jorge (2002); Observation of investigative lessons planned by teachers in the previous step; And semistructured interviews with teachers. The results indicate the initial lack of teachers by type of school for Research. However, after the proposed training demonstrated more informed insights this Perspective Education and it’s potential in improving the teaching of chemistry, designing coherent proposals and showing interest in continuing the investigative line, and spread it in their practices.

Palavras-chave

Ensino por Investigação; Modalidades de Ensino; Ensino da Química; Prática docente.

Keywords

Research Teaching; Teaching Strategies; Chemistry Teaching; Teaching Practice.

Texto em PDF