O PENSAMENTO ALGÉBRICO E AS TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

The algebraic thinking and Research Tasks: an experience in Elementary Education

Autores: Adriana Quimentão Passos, Eliane Maria de Oliveira Araman, Pedro dos Santos.

Resumo

No presente artigo, apresentamos a aplicação de uma Tarefa de Investigação em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental com a intenção de discutir a possibilidade de tomar essa estratégia metodológica como um meio para favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico nesse nível de ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa de referenciais bibliográficos que evidenciam a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental e como as Tarefas de Investigação podem contribuir para a elaboração do conhecimento matemático em sala de aula. Com a intervenção foi possível observar que a articulação entre a álgebra e os números permite que os alunos investiguem uma situação por meio da linguagem algébrica e realizem diversas operações. Também se notou que a metodologia das Tarefas de Investigação permite aos alunos levantar hipóteses, observar regularidades, testar as hipóteses e fazer as adequações pertinentes, testar os resultados obtidos, argumentar com os colegas, entre outros.

Abstract

In this paper we present the application of a Research Task in a class of 7th grade of elementary school with the intention of discussing the possibility of taking this methodological strategy as a means to encourage the development of algebraic thinking in this level of education. With this purpose, we conducted a survey of bibliographic references that shows the importance of the development of algebraic thinking in elementary school and how Research Tasks can contribute to the development of mathematical knowledge in the classroom. By the intervention was possible to observe that the relationship between algebra and numbers allows students to investigate a situation using algebraic language and perform various operations. It was also noted that the methodology of the Research Tasks allows students to make hypotheses, observe regularities, test these hypotheses and make relevant adjustments, test results, arguing with colleagues, among others.

Palavras-chave

Educação Matemática; Tarefas de Investigação; Pensamento Algébrico.

Keywords

Mathematics Education; Research Tasks; Algebraic Thinking.

Texto em PDF