AS CAVERNAS DE BOTUVERÁ: UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

The caves of Botuverá: a non-formal place ownership of scientific knowledge

Autores: Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Apresentamos o relato de uma experiência no ensino de Ciências, vivenciada com estudantes de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina, referente a exploração das Cavernas de Botuverá e sua importância como espaço não formal de educação científica. A coleta de dados se deu por meio de observação sistemática, entrevista semiestruturada e construção de mapas conceituais. Os resultados apontaram que as cavernas de Botuverá, além de proporcionar momentos de lazer e diversão, se apresenta como um espaço de grande potencial educativo e científico para os estudantes, bem como para os professores na tarefa de organizarem processos educativos e estratégias de ensinar ciências.

We present a case report of an experience in the teaching of Science, experienced with students of second year of secondary education in a school of public network of Tijucas, Santa Catarina, on the exploration of Caves Botuverá and its importance as a space non-formal science education. The data collection took place by means of systematic observation and semi-structured, construct conceptual maps. The results showed that the caves Botuverá, in addition to providing moments of leisure and entertainment, presents itself as an area of great potential educational and scientific for the students, as well as for the teachers, the task to organize educational processes and strategies to teach science.

Ensino de Ciências; Cavernas de Botuverá; Espaço não formal; Conhecimento científico

Science Education; Caves Botuverá; Non-formal space; knowledge Scientific.