ENSINO DE FÍSICA COM EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS NUMA ESCOLA AGROTÉCNICA

Autores: Nestor Davino Santini & Eduardo Adolfo Terrazzan

A pesquisa teve por objetivo estabelecer parâmetros para organizar situações de aprendizagem em física, para que os alunos vivenciem momentos de vinculação entre conhecimentos práticos da área técnica agrícola e as suas necessidades no cotidiano, usando-se equipamentos agrícolas como recurso didático. O problema de pesquisa teve como foco identificar possibilidades de uso que se apresentam para os equipamentos agrícolas no cotidiano de uma escola Agrotécnica, como recurso didático no Ensino de Física. A pesquisa baseou-se na produção e implementação em sala de aula de um Módulo Didático que tratou do tema ?Uso da Estufa na Agricultura? composto por 26 horas-aula. Foram envolvidos, como recurso didático, os equipamentos agrícolas existentes no CEFET-SVS e inseridos no Módulo Didático. Seguiu-se uma dinâmica constituída de Três Momentos Pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, baseado em proposta de Delizoicov e Angotti (1991). Para cada uma das ?Atividades Didáticas? foram incluídas aprendizagens no Campo Conceitual, Procedimental e Atitudinal, conforme Pozo e Crespo (1998). Contemplamos em cada ?Atividade Didática?, algumas Competências e Habilidades desejadas a serem desenvolvidas em física e preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Ensino de Física; Equipamentos Agrícolas; Módulo Didático.