POTENCIAIS E LIMITES DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA

Potential and limits of analogies teaching of chemical equilibrium in basic education: a discussion on formation process of future teachers of chemistry

Autores: Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Analice de Almeida Lima.

Resumo

Este trabalho buscou investigar o grau de percepção de estudantes de um curso de licenciatura em química sobre as potencialidades e limites do emprego de analogias no ensino da química no tema equilíbrio químico e promover uma discussão sobre as contribuições de um processo formativo no preparo desses futuros professores quanto ao uso das analogias como recurso de ensino. Os instrumentos para construção dos dados foram aplicação de um questionário semiestruturado e observações in locus das apresentações dos estudantes. Os resultados apontaram que apesar desses licenciandos reconhecem as analogias um recurso didático com um bom potencial no auxílio ao ensino-aprendizado da química, desconhecem seus limites e as desvantagens de sua utilização. Os resultados desta pesquisa sugerem um preparo mais adequado a respeito desse recurso na formação inicial do professor de química.

Abstract

This study investigated the degree of perception of students of a degree course in chemistry on the potential and limits of the use of analogies in the teaching of chemistry in the topic chemical equilibrium; and promote a discussion on the contributions of a training process to prepare these future teachers on the use of analogies as a teaching resource. The tools to build data were applying a semi-structured questionnaire and observations in locus of student presentations. The results showed that despite these undergraduates recognize the analogies a didactic resource with good potential to aid the teaching and learning of chemistry know their limitations and disadvantages of their use. These results suggest a more appropriate preparation on this feature in the initial training of teachers of chemistry.

Palavras-chave

Analogias; Ensino de Química; Formação Inicial.

Keywords

Analogies; Chemistry Teaching; Initial Formation.

Texto em PDF