RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: ENSINAR FÍSICA COM OS PROJETOS DIDÁTICOS NA EJA, ESTUDO DE UM CASO

Autores: Karen Espíndola & Marco Antonio Moreira

Neste trabalho relataremos uma experiência didática em Física, realizada em uma escola de EJA, Núcleo Estadual de Educação de Jovens Adultos e Cultura Popular Paulo Freire, em Porto Alegre, Brasil. A estratégia utilizada para este trabalho foi a dos projetos didáticos, como alternativa no desenvolvimento de conceitos da disciplina de Física, com alunos da etapa 8 de um curso noturno de Educação de Jovens e Adultos. Os alunos realizaram uma pesquisa bibliográfica com posterior discussão dos conceitos envolvidos em cada projeto. Aplicamos um teste intermediário sobre os conceitos abordados nos projetos e, ao final, eles chegaram a um produto, ou seja, uma apresentação para os colegas. Dois grupos diferentes de alunos escolheram um mesmo tema gerador. Ao término do semestre, foi feita uma entrevista para buscar evidências sobre a importância da estratégia utilizada na aprendizagem dos mesmos. Os resultados, apesar de a amostra ser pequena, são positivos, pois com esta metodologia a aprendizagem pode se tornar mais significativa e mais motivadora, quando os conhecimentos iniciais dos alunos são aproveitados e reformulados cientificamente. Os pressupostos teóricos do presente trabalho são: a pedagogia dialógica de Paulo Freire, a proposta de Frota-Pessoa sobre projetos didáticos e as teorias de aprendizagem de Lev Vygostky e de David Ausubel.

projetos didáticos, aprendizagem significativa, educação de jovens e adultos, ensino de Física.