SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Didactic Sequences for Science Literacy: Experience Report with High School Students

Autores: Erik Flavio Vinturi, Rodrigo de Oliveira Vecchi, Aline Iglesias, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

As sequências didáticas planejadas e aplicadas pelos licenciandos do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Biologia, da Universidade Federal do ABC tinham como objetivo aliar o ensino de ciências por investigação a algumas estratégias didáticas como simulação, jogos e experimentação para promover a alfabetização científica de alunos da educação básica. São relatadas no presente trabalho três sequências didáticas investigativas para o ensino de ciências. De maneira geral, os alunos da escola conseguiram compreender o método científico e foram capazes, a partir das atividades propostas nas regências, de propor hipóteses, sugerir e aplicar métodos para testá-las e analisar os resultados. Dessa forma, conclui-se que as sequências didáticas planejadas e aplicadas no âmbito do PIBID contribuíram não apenas para a formação inicial dos licenciandos em biologia como também promoveram a alfabetização científica dos alunos.

alfabetização científica, pluralismo metodológico, PIBID, formação inicial

scientific literacy, methodological pluralism, PIBID, initial teacher training