REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE POLUIÇÃO DA ÁGUA.

Social Representations in the Teaching of Chemistry: Students Perspectives on Water Pollution

Autores: Carlos Ventura Fonseca

Resumo

O presente trabalho discute dois movimentos de pesquisa inseridos no contexto da sala de aula de um curso técnico integrado ao ensino médio, no qual o professor-pesquisador atuou investigando sua própria prática docente. O primeiro movimento consistiu em explorar as diferentes dimensões que as representações sociais dos estudantes sobre o objeto “poluição da água” podem assumir. Nessa primeira etapa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário, centrando-se na técnica da associação livre de palavras, enquanto que a interpretação das informações foi concretizada mediante análise de conteúdo. O segundo movimento foi constituído pela descrição e análise de uma proposta pedagógica de cunho temático, centrada na problematização, que foi experimentada com a mesma turma, tendo em vista as especificidades e a importância de suas representações. Com base nas evidências que foram discutidas, inferiu-se que a aprendizagem de conhecimentos científicos foi potencializada pela abordagem dialógica desenvolvida, promovendo a participação ativa dos estudantes e a explicitação de conhecimentos originários do cotidiano.

Abstract

This paper discusses two research movements within the context of an integrated high school technical course, where the teacher-researcher acted investigating their own teaching practice. The first movement was to explore the different dimensions that the social representations of students about the object "water pollution" may take. In this first stage, data collection was conducted through a questionnaire, focusing on the technique of free association of words, while the interpretation of information were introduced through content analysis. The second movement was established by the description and analysis of a pedagogical proposal of thematic nature, focused on questioning, which was tested with the same class, given the specificities and the importance of their representations. Based on the evidence we have discussed, it was inferred that the teaching of scientific knowledge was enhanced by developed dialogical approach, promoting the active participation of students and express the knowledge originating in daily life.

Palavras-chave

Química, Poluição da Água, Representações Sociais.

Keywords

Chemistry, Water Pollution, Social Representations.

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