METODOLOGIA DE PROJETOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

The project methodology and teacher education: a meaningful experience in the teaching practice in natural sciences

Autores: Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Resumo

Trata-se de um estudo que analisa as perspectivas da metodologia de projetos na formação de professores reflexivos e pesquisadores, entendendo tal prática como uma estratégia formativa que apóia de um lado a formação docente e de outro contribui com os contextos locais em que se insere. Tal estudo envolveu graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Habilitação em Biologia e Química de uma universidade pública no município de Marabá-Pará, no ano de 2005. Os dados foram produzidos a partir das observações durante a experiência e do conteúdo dos relatórios da disciplina Prática de Ensino, sendo agrupados em dois eixos (1) valor formativo da experiência com projetos, e (2) intervenção na realidade local. As análises evidenciam aspectos relevantes dos projetos didáticos para a formação do professor de ciências, e ainda seu potencial de intervenção em problemas concretos, provocando ações, reflexões e práticas educativas que fortalecem a identidade docente dos futuros professores.

Abstract

This study analyses the perspectives of the methodology of projects in the education of critical researching teachers, understanding such practice as an educational strategy which supports teacher education on one side and, on the other, contributes with the local contexts in which it is inserted. The study involved undergraduate students of a teacher preparation course in natural sciences, majoring in biology and chemistry, of a public university of the city of Marabá, Brazil. The data were produced from observations made during the experience and form the contento f reports written by the students in the subject Teacher Training Practice, and were grouped in two axis: (1) formative value of the experience with projects, and (2) local reality intervention. The analysis showed relevant aspects of the didactical projects for the education of science teachers, and, yet, their intervention potential in concrete problems, provoking actions, inquiries and educational practices which strengthen the teachers identity of the teachers to be.

Palavras-chave

projetos, ensino, formação de professores; ensino de ciências

Keywords

projects methodology; teacher preparation; science teaching

Texto em PDF