ABORDAGENS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SOBRE FEIRAS DE CIÊNCIAS ADOTADOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO

Approaches and methodological procedures about Science Fairs applied by public school teachers in a municipality of the countryside of Pernambuco

Autores: Simão Dias de Vasconcelos, Marli Ferreira da Silva, Kênio Erithon Cavalcante Lima.

Nós investigamos os procedimentos metodológicos e percepções sobre Feiras de Ciências adotados por professores da rede municipal de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Entrevistamos 26 professores de Ciências de 10 escolas, no primeiro semestre de 2011. Observamos que a maioria dos projetos tem caráter interdisciplinar e aborda temas da realidade dos alunos. O formato mais comum envolve palestras e exposições com participação de professores de outras disciplinas. O apoio de agências de fomento é escasso, assim como a disponibilidade de material e equipamentos nas escolas. O método mais comum de avaliação dos estudantes é o nível de participação nas atividades.

We investigated the methodological framework and perceptions on Science Fair projects of public school teachers in Vitoria de Santo Antao, Pernambuco. In the first semester of 2011, we interviewed 26 Science teachers from 10 schools. We observed that most projects have an interdisciplinary view and involve topics from the students’ reality. The most common format consists of lectures and exhibitions with contribution from teachers of other courses. Support from official sponsor agencies is scarce, as well as the availability of materials and equipments at school. The most common method for students’ assessment is the level of engagement in the activity.

educação pública, pedagogia de projetos, divulgação científica, ensino de Ciências.

public education, pedagogy of projects, popular science, Science teaching.