METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Teaching methods and practices: a reflection on the contribution of practical lessons in the process of learning-teaching natural sciences

Autores: Ualas Raasch Pagel, Luana Morati Campos, Maria do Carmo Pimentel Batitucci.

Resumo

O desempenho dos alunos que passam pela educação básica no Brasil é considerado como insuficiente. As aulas práticas, segundo a literatura pertinente, podem ajudar no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitem que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver saídas para situações que envolvam muitas variáveis. Partindo da hipótese de que as aulas práticas possuem potencial pedagógico na aquisição do conhecimento científico pelos alunos, o estudo buscou averiguar a contribuição da realização de experimentos no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais. Este artigo apresenta um relato do desenvolvimento de uma pesquisa realizada no ano de 2012 pelos acadêmicos do PIBID Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma escola da rede pública, localizada em Vitória-ES, tendo como público alvo alunos do 1º ano do ensino médio. No total, 105 alunos participaram da pesquisa. O método de amostragem foi o da conveniência. Analisamos o nível de interesse dos alunos por estas aulas e o nível de aprendizagem dos conteúdos abordados através de respostas obtidas em entrevista estruturada contendo perguntas sobre a temática da aula realizada. Mediante a observação da aula constatou-se o interesse dos alunos pela mesma, uma vez que esta os motivou a levantar hipóteses para a interpretação da situação problema. Quanto aos questionários, as respostas foram categorizadas por meio de análise de conteúdo. Foi possível observar que, embora a realização de aulas práticas seja rodeada de expectativa e curiosidade por parte dos alunos, a experimentação por si só não garante o aprendizado. Deve haver uma relação estreita entre o conteúdo tratado nas aulas teóricas e o conteúdo investigado na aula prática.

Abstract

The performance of students who go through basic education in Brazil is considered insufficient. The practical classes, according to the literature, can help in the process of interaction, appropriation and development of scientific concepts of the subjects. They allow students to learn how to approach their world objectively and to develop solutions to situations involving many variables. Assuming that the practical classes have a potential teaching in the acquisition of scientific knowledge by students, the study sought to ascertain the contribution of conducting experiments in the teaching-learning process of natural sciences. This paper presents an account of the development of a survey conducted in 2012 by scholars of PIBID Biology at the Federal University of Espírito Santo, in a public school, located in Vitória-ES. The study target students from the first year of high school. In total, 105 students participated in the survey. The sampling method was that of convenience. We have analyzed the level of student interest in these lessons and the learning level through answers obtained in the structured interview containing questions about the theme of the class held. By observing the class, we found out that the students were interested for it, since it motivated them to create hypotheses for the interpretation of the problem situation. Regarding the questionnaires, the answers were categorized by content analysis. It was observed that although conducting practical classes is surrounded by expectation and curiosity from students, experimentation alone does not guarantee learning. It should have a close relationship between the content treated in lectures and contents investigated during the practical class.

Palavras-chave

metodologias e práticas docentes; pesquisa em sala de aula; ensino de ciências; ensino-aprendizagem de ciências.

Keywords

teacher’s practice and methodologies; research in the classroom; teaching science; reflection regarding teaching.

Texto em PDF