PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

Perceptions of teachers of science and physical education about sex education in schools

Autores: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira, Vanderlei Folmer.

Resumo

A educação sexual na escola pode possibilitar aos alunos conhecer, refletir e discutir sobre questões ligadas à sexualidade, porém temos percebido a dificuldade dos adultos em abordar o tema sexualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de professores de ciências e educação física da rede pública de ensino fundamental de Uruguaiana/Rio Grande do Sul (Brasil) acerca da educação sexual na escola, visando subsidiar a construção e/ou o aperfeiçoamento de uma proposta de trabalho. Os dados foram coletados através de um questionário e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, foi possível constatar que os professores já haviam trabalhado e/ou trabalhavam o tema educação sexual na escola em função das necessidades apresentadas pelos próprios alunos. Também foi possível verificar que o interesse demonstrado pelos alunos serviu como ponto facilitador do processo e que as maiores dificuldades foram originárias da falta de capacitação dos professores e da pouca participação da família na discussão desta temática.

Abstract

Sex education in school may allow students to meet, discuss and reflect on issues of sexuality, but we have noticed the adults’ difficulty in approaching the topic sexuality. The objective of this paper is to present the perceptions of science teachers and physical education in the public school of Uruguaiana/Rio Grande do Sul (Brazil) about sex education in school, aiming to support the construction and/or improvement of a proposal work. Data were collected through a questionnaire and analyzed using content analysis. From the discussions of the results, it was found that the teachers had worked and/or worked the theme sex education in school depending on the needs presented by the students themselves. It was also observed that the interest shown by the students served as the facilitator of the process and that the greatest difficulties originating from the lack of training of teachers and the little family participation in the discussion of this issue.

Palavras-chave

educação sexual, educação em ciências, temas transversais, ensino fundamental.

Keywords

sex education, science education, cross-cutting themes, elementary school.

Texto em PDF