APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE FORÇAS INTERMOLECULARES COM USO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Teaching-learning sequence application for intermolecular forces study with usage of computational simulation

Autores: Claudia Ayres, Agnaldo Arroio.

Resumo

O estudo de forças intermoleculares, assim como outros temas em Química, pode ser enriquecido com o uso de ferramentas de ensino como a simulação computacional. Este texto relata o uso de um simulador dentro de uma sequência de ensino aplicada a alunos de ensino médio. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos alunos apresentou uma melhora na compreensão do universo particulado, reforçando a perspectiva positiva da diversidade de estratégias no ensino de Química.

Abstract

Intermolecular forces study, as well as other topics Chemistry, can be enriched using teaching tools such as computational simulation. This paper reports the use of a simulator within a teaching-learning sequence applied to high school students. The results indicate that most students showed an improvement in the understanding of the particulate world, reinforcing the positive viewpoint of diversity strategies in teaching Chemistry.

Palavras-chave

sequência didática, forças intermoleculares, ensino de química.

Keywords

teaching-learning sequence, intermolecular forces, chemistry teaching.

Texto em PDF