Revisitando a memória: Elaboração e discussão de jogos educativos por professores de Química em formação continuada

O Revisiting Memory: Preparation and discussion of educational games for chemistry teachers in continuing education

Autores: Marilde Beatriz Zurzi Sá.

O presente artigo visa socializar os dados de uma investigação sobre a postura de um grupo de professores em formação continuada diante da necessidade de elaborar atividades inovadoras, em nosso caso os jogos educativos, com o intuito de atender as novas exigências e necessidade de formação que se apresentam. Assim, objetiva-se relatar a elaboração de jogos educativos a serem utilizados como promotores de aprendizagens possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nessa investigação professores de Ensino Médio, reunidos em duplas, deveriam elaborar e colocar em prática um jogo, alicerçados por estudos e materiais didáticos. A análise dos dados foi qualitativa utilizou-se referenciais teóricos, questionamentos aos professores, os jogos elaborados, a aplicação desses jogos, as análises dos demais integrantes do grupo de professores, as necessárias mediações da professora proponente da atividade e as observações das ações dos professores durante todo o processo de elaboração e apresentação. Dessa interpretação emergiram muitas conclusões entre as quais a dificuldade em abandonar métodos e estratégias rotineiras e já consolidadas e a satisfação ao final da produção.

This article aims to socialize the data of an investigation into the posture of a group of teachers in continuing education on the need to develop innovative activities, in our case educational games, in order to meet the new requirements and the need for training that present. Thus, the objective is to report the development of educational use as promoters of learning approach enabling students to scientific knowledge games. In this investigation of high school teachers, gathered in pairs, should develop and implement a game substantiated by studies and teaching materials. The data analysis was qualitative, we used theoretical frameworks, questions to teachers, the elaborate sets, the application of these games, the analyzes of the other members of the group of teachers, the necessary mediations proponent of teacher activity and observations of actions of teachers throughout the process of preparation and presentation. This interpretation findings emerged among many which leave difficulty routine methods and strategies and already consolidated and satisfaction at the end of production.

Formação continuada, estratégias, jogos educativos, ensino.

Continuing Education, strategies, educational games, teaching.