A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM REALIDADE ESCOLAR DA NOÇÃO DE VAZIO NO MODELO CORPUSCULAR DA MATÉRIA

Conceptual development of emptiness notion in the corpuscular model of matter in the school reality

Autores: Vander Edier Ebling Samrsla; Marcelo Leandro Eichler & José Claudio Del Pino

A investigação sobre as concepções alternativas dos estudantes para os conhecimentos científicos é uma das principais ênfases das pesquisas realizadas no âmbito da didática das ciências. Neste artigo se apresenta o resultado da investigação sobre as compreensões de estudantes dos fenômenos que envolvem estados de agregação da matéria, processos de dissolução, expansão térmica do ar e mudanças de estado físico. Além da observação de tais fenômenos, busca-se evidenciar as proposições dos alunos de modelos explicativos no nível atômico-molecular. Essas elaborações conceituais ocorrem durante o processo de construção de conhecimento mediado pelo professor. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, é possível afirmar que houve evolução dos estudantes em relação à compreensão dos fundamentos da organização da matéria a nível submicroscópico. Nesse sentido, evidenciou-se uma melhoria na proposição dos modelos, sendo utilizado modelos mais complexos para a explicação dos fenômenos estudados em sala de aula. Dessa forma, os alunos conseguiram compreender a constituição da matéria por partículas, fazendo uso da noção de partículas para justificar as diversas características dos materiais, sua composição química e as suas propriedades físico-químicas.

Research on the students' alternative conceptions for scientific knowledge has received major emphasis in the didactics of science studies. This paper presents the results of a research on the students' understanding of phenomena that involves aggregation states of matter, dissolution processes, thermal expansion of air and changes of physical state. Besides the analysis of such phenomena, this paper shows students? explanatory models on the atomic-molecular level. Such conceptual development occurs during teacher-mediated knowledge construction process. Based on the research results obtained, the students presented a development regarding the understanding of the fundamentals of the organization of matter at the sub-microscopic level. In this sense, there was an improvement on the models proposed by the students, who employed more complex models to explain the phenomena studied in the classroom. Therefore, the students understood the particle constitution of matter by employing the notion of particle to justify the different characteristics of the materials, their chemical composition and physic-chemical properties.

Elaboração conceitual; modelo corpuscular; construção do conhecimento.

Conceptual development; corpuscular model, knowledge construction