UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES E OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, COLOIDE E SUSPENSÃO

An experience in the initial training of Chemistry teachers: deodorants and antiperspirants and solution concepts, colloid and suspension

Autores: Sinara München; Roselei Franck Thies; Martha Bohrer Adaime.

A partir do uso de temas do cotidiano no Ensino de Química, este trabalho foi desenvolvido com um grupo de licenciandos em Química, em que foi abordado o conceito de dispersão relacionando-o a desodorantes e antitranspirantes. As atividades basearam-se em dinâmicas em grupo, exposição de conceitos químicos e de informações relevantes acerca dos desodorantes, como também de discussões relativas a polêmicas que envolvem esses produtos. Esta atividade proporcionou interação entre os estudantes e problematização de um conhecimento químico, como também os provocou a refletir sobre a prática pedagógica visto que o tema abordado encontrava-se associado ao conceito de dispersão. Os resultados apontam algumas dificuldades dos acadêmicos em relação à definição dos conceitos, entretanto a atividade mostrou-se válida por proporcionar a associação de temas a itens relevantes na formação do professor de química possibilitando olhares contextualizados do conhecimento científico.

From the use of daily themes to teach Chemistry, this work was developed with a group of undergraduates in chemistry, where it was discussed the concept of scattering by relating it to deodorants and antiperspirants. The activities were based on group dynamics, exposure to chemical concepts and relevant information about deodorants, as well as discussions on the controversy surrounding these products. This activity provided interaction between students and questioning of a chemical knowledge, but also led to reflect on teaching practice as it approached the subject found himself associated with the concept of dispersion. The results show some difficulties in relation to the academic definition of concepts, however, the activity proved to be valid for providing the combination of themes relevant to items on the formation of a professor of chemistry possible contextualised perspectives of scientific knowledge.

Ensino de Química; dispersões; desodorantes; antitranspirantes.

Teaching chemistry; dispersions; deodorantes; antiperspirants.