USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CONCEITOS ABSTRATOS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSIÇÃO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE SÍNTESE PROTEICA

Use of simulators as a tool for teaching conceptuais abstracts in Biology: An inquiry proposal for teaching of protein synthesis

Autores: Eliana Aparecida Gregório; Luíza Gabriela de Oliveira; Santer Alvares de Matos

São muitas as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos na disciplina de Biologia. Para auxiliar professores e alunos nesse processo as tecnologias da informação oferecem a possibilidade de simular, manipular e visualizar processos que na prática seriam difíceis ou impossíveis de serem observáveis, assim potencializando a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho, elaboramos e refletimos sobre uma proposta de atividade com características investigativas a partir da simulação computacional “Expressão genética - Fundamentos” disponível no projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado. Analisamos também o engajamento, as contribuições da simulação para outras metodologias, a correlação entre essas duas variáveis e a opinião dos alunos quanto ao roteiro e o uso da simulação nas aulas de Biologia. O trabalho foi realizado com 77 alunos de três turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Divinópolis, Minas Gerais. Nossos resultados demonstraram que os alunos tiveram um engajamento expressivo e uma visão positiva no uso da simulação como estratégia metodológica. Diante dos benefícios do uso da simulação nos processos de ensino e aprendizado observados em nosso trabalho, sugerimos o uso de simulações no ensino de conteúdos abstratos em Biologia.

Tecnologias da Informação, Simulador, Ensino Investigativo, Conteúdos Abstratos.

Information Technologies, Simulator, Inquiry Teaching, Abstract Concepts.